jogar em notebook

Como jogar em notebook: dicas de peças e compatibilidade

0 Flares 0 Flares ×

Os laptops percorreram um grande caminho desde que apareceram comercialmente pela primeira vez, no começo da década de 1980. Naquela época, os computadores portáteis foram projetados pensando no uso profissional por executivos. Com a evolução da tecnologia e da informática, outras formas de utilização das máquinas foram introduzidas, como jogar em notebook.

Porém, um fato continua sendo verdadeiro desde o começo de sua história: um notebook e um desktop na mesma faixa de preço possuem componentes bem diferentes, sendo que o portátil costuma ser mais fraco.

Isso acontece porque a potência das robustas peças de computadores de mesa são maiores e mais pesadas. Enquanto isso, os componentes de um notebook precisam ser leves e compactos, permitindo que a máquina seja transportada facilmente.

Quem é gamer e não possui um PC otimizado para a máquina, dispondo apenas de um laptop, acaba recorrendo à possibilidade jogar em notebook. Por mais que existam os chamados laptops gamer, eles costumam ser mais caros.

Pensando nisso, separamos algumas dúvidas frequentes sobre a possibilidade de jogar nos aparelhos e dicas de peças e estratégias para otimizar seu notebook para games. Confira!

Dá para jogar em notebook com alta qualidade?

Notebooks são tão diversos quanto smartphones e computadores de mesa. Com as mais diferentes configurações e peças, existem desde os aparelhos que só acessam a Internet, como o Chromebook, até máquinas robustas e poderosas, que sacrificam leveza pela performance.

Jogar em notebook: Chromebook
O Chromebook é um bom exemplo de notebooks com configurações modestas

Jogos também vêm em todos os formatos: desde puzzles leves até grandes jogos que você precisa dedicar centenas de horas para completá-los. Por causa disso, não existe uma resposta para a pergunta que se encaixe em todas as situações.

Como saber se meu notebook é compatível com um jogo?

Para saber se seu notebook roda bem um jogo, é necessário analisar quais são os requisitos do game e os componentes da sua máquina.

Normalmente, as desenvolvedoras dos jogos disponibilizam duas formas diferentes de requisitos do sistema: os mínimos e os recomendados. Para exemplificar, confira as configurações recomendadas pela Riot, desenvolvedora do League of Legends, para a execução do game:

Requisitos mínimos

  • Processador de 2 GHz
  • 1 GB de Memória RAM (2 GB para usuários do Windows Vista ou acima)
  • 8 GB de espaço disponível no disco rígido
  • Placa de vídeo com Shader versão 2.0
  • Resolução de tela até 1920×1200
  • Suporte para DirectX v9.0c ou melhor
  • Windows XP (somente 32bits com Service Pack 3), Windows Vista, Windows 7, Windows 8 ou Windows 10.

Configurações recomendadas

  • Processador de 3 GHz
  • 2 GB de Memória RAM (4 GB para usuários do Windows Vista ou acima)
  • 12 GB de memória disponível no disco rígido
  • Placa de vídeo GeForce 8800 ou equivalente (GPU dedicado com 512MB + Memória de Vídeo(VRAM))
  • Suporte para DirectX v9.0c ou melhor
  • Windows Vista com o último service pack instalado, Windows 7 com o último service pack instalado, Windows 8 ou Windows 10
  • A última atualização do .NET Framework da Microsoft

Para conferir se seu computador é compatível, escreva “dxdiag” na barra do Menu Iniciar. Uma nova janela será aberta, com o nome “Ferramenta do Diagnóstico do Direct X”. Selecione a aba “Exibir” e confira as informações sobre memória RAM, o chipset ou placa de vídeo instalada e outras informações.

Se deseja saber qual é o seu processador e memória RAM, aperte as teclas Windows + I para abrir as configurações. Selecione “Sistema” e, posteriormente, “Sobre”. Essa seção apresenta dados como a versão do Windows, memória RAM instalada e o processador.

Placa de vídeo dedicada x integrada

Um dos componentes mais críticos para a boa performance do notebook enquanto roda games é a placa de vídeo. Responsável pela administração e controle de todas as funções gráficas da máquina, ela é encarregada de comandar toda e qualquer imagem da tela.

Jogar em notebook: placa de vídeo
Podemos dividir as placas de vídeo em duas categorias: as dedicadas e as integradas.

As placas dedicadas são as mais recomendadas para jogar em notebook. Elas são dispositivos independentes, criados apenas para exercer as funções gráficas do computador. A performance em games é muito melhor com elas, porém notebooks com placas offboard, como também são conhecidas, costumam ter um preço significativamente mais alto.

As integradas, também conhecidas como onboard, não são exatamente placas, e sim chips. Seu nome deve-se ao fato de que elas são embutidas na placa-mãe. Uma placa onboard é alimentada pela memória e pelo processador da máquina, o que diminui o desempenho.

Como otimizar o notebook para jogar?

A maioria dos notebooks que não foram projetados para jogos são mais simples e possuem placas onboard. Nesses casos, não é possível colocar uma placa dedicada, sem a necessidade de fazer grandes upgrades na máquina.

Porém, algumas pequenas mudanças que fazem diferença podem ser implementadas. Uma das mais fáceis e utilizadas é a instalação de SSD no notebook. Por ser uma tecnologia mais rápida e estável que os discos rígidos, os SSDs são usados para instalar jogos e programas, aumentando a agilidade do notebook.

Outro upgrade possível na maioria dos notebooks é o aumento de memória RAM. Com ele, o desempenho do computador irá melhorar consideravelmente. Porém, antes de realizar a compra, lembre-se de checar a compatibilidade do pente adquirido com seu notebook.

A ELGScreen possui componentes de qualidade para quem quer jogar em notebook. Clique no banner e confira!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *