internet lifi

Internet LiFi: conheça a nova evolução da internet sem fio

0 Flares 0 Flares ×

A Internet LiFi é a mais nova forma de Internet sem fio. A tecnologia é capaz de transmitir Internet por meio da luz, e promete substituir a Wi-Fi em diversas situações no futuro.

Nova e em fase de testes, a Internet LiFi vem chamando a atenção. As promessas são grandes, mas será que a moda pega? Continue a leitura para conhecer a tecnologia!

Como funciona a Internet LiFi?

A tecnologia, que parece ter saído de um filme de ficção científica, já é realidade.

A LiFi é a aposta da Signify, divisão da Philips de iluminação. Recentemente, a empresa anunciou a primeira lâmpada com suporte à tecnologia. As lâmpadas de LED Philips PowerBalance gen2 e Philips LuxSpace possuem um modem interno responsável pela modulação da luz com uma intensidade e frequência imperceptíveis a olho nu.

A transmissão funciona apenas quando a luz está acesa. Atualmente é necessário um dispositivo conectado ao USB do computador ou dispositivo móvel para se conectar. O chamado dongle LiFi é responsável pela detecção da luz e troca de dados via links infravermelhos.

Atualmente, a tecnologia está sendo testada em um escritório de Paris. Dados já apontam que a velocidade dos modelos lançados chega em 30 Mb/s, além de ser mais estável que sua irmã mais velha, a Wi-Fi.

Usos da tecnologia

A principal vantagem da Internet LiFi pode ser vista, em um primeiro momento, como um problema. Por ser transmitida via luz, a internet não consegue atravessar paredes – ou seja, cada cômodo de uma casa, por exemplo, deveria ter sua própria lâmpada.

Porém essa característica aumenta – e muito – a segurança da conexão. Justamente por isso, a Internet LiFi está sendo prometida como uma ótima solução para ambientes que precisam de confidencialidade, como escritórios de segurança, bancos e órgãos do governo.

Ao mesmo tempo, a tecnologia seria capaz de facilitar a conexão em locais em que a Wi-Fi não funciona bem, como ambientes subaquáticos e subterrâneos.

Além disso, a LiFi é segura para uso em ambientes com equipamentos que podem ter interferências à radiofrequências, como ambientes hospitalares.

Uso doméstico da Internet LiFi

A expectativa é que a tecnologia não demore para chegar em ambientes domésticos e em empresas menores. No momento, o maior empecilho é a necessidade de usar um dongle externo para a conexão.

Porém, se a Internet LiFi seguir os passos da Wi-Fi, é esperado que no futuro os computadores sejam compatíveis nativamente à tecnologia.

Mesmo com essa possibilidade, a startup pureLiFi também está investindo pesado na tecnologia e dispositivos compatíveis. Focada no uso doméstico, a empresa desenvolveu um protótipo de case para smartphone que conecta-se à rede LiFi e componentes internos para notebooks.

A LiFi promete um futuro com Internet mais rápida, estável e segura. Mesmo assim, ainda teremos que nos proteger de ameaças externas. Conheça algumas dicas de proteção digital!

 

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *