informática básica

Por que é tão importante saber informática básica?

0 Flares 0 Flares ×

Ter conhecimentos em informática básica é uma competência essencial. Com a expansão do uso das tecnologias e a digitalização dos dados, conhecer os conceitos fundamentais desse segmento é cada vez mais necessário. Além disso, essa habilidade pode ser um diferencial no mercado de trabalho.

Há vários cursos gratuitos de informática básica segmentados por níveis e assuntos. Eles são ofertados por instituições públicas e privadas e podem ser encontrados em quase todas as cidades do Brasil. Para quem já tem um conhecimento mínimo, também é interessante procurar cursos online em sites educativos ou no YouTube para aperfeiçoar as habilidades.

A importância de um curso de informática básica

Fazer um curso de informática básica abre novos caminhos no mercado de trabalho e várias empresas só contratam pessoas que tenham conhecimento mínimo sobre computadores. Você pode optar por um curso de informática básica ou, ainda, por cursos técnicos ou de graduação como o de Ciências da Computação ou Informática.

Se você tem facilidade em aprender coisas novas sozinho pode aproveitar os tutoriais e fóruns. No canal do André, que é professor de informática e hardware, você aprende sobre as funções de cada componente e como fazer a manutenção de computadores.

Outra sugestão para quem gosta do assunto são os canais Comunidade do Notebook e o Dicas de Notebook, ambos com vídeos tutoriais sobre manutenção e conserto de peças para notebooks.

Um pouco de história…

A internet está cada vez mais presente na vida das pessoas. Estamos quase vivendo no mundo da Internet das coisas. Mas, antes de todo esse contexto de conectividade as coisas eram bem diferentes. Confira um pouco da história para entender porque tudo ficou tão desenvolvido e acessível.

O primeiro recurso tecnológico foi uma calculadora que se chamava Ábaco. Somente em 1937 surgiu o primeiro computador, com 117 metros de comprimento, dois de altura e de 70 toneladas. Dá pra acreditar?

Tudo começou a evoluir durante a Segunda Guerra Mundial, com o computador ENIAC que ocupava uma sala de trinta metros por nove de altura. Ele foi criado para calcular trajetórias balísticas, que é o estudo do movimento de armas de fogo, o impacto, a explosão, marcas, etc.

ENIAC. Imagem: Wikimedia Commons.

Posteriormente, uma série de outros computadores foram desenvolvidos. Eles apresentavam uma capacidade de memória melhor que os modelos anteriores e sistemas operacionais e softwares mais específicos.

A partir da década de 70 os computadores passaram a ser montados com transistor, que é um componente que amplifica sinais elétricos. Consequentemente, isso possibilitou a redução no tamanho dos computadores, no consumo de energia e aumentou a capacidade de processamento.

Leia também:

 

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *