impressora 3D

O que é uma impressora 3D?

0 Flares 0 Flares ×

A primeira impressora 3D surgiu na década de 80 e foi criada pelo norte-americano Chuck Hull. A função principal desse tipo de impressora é a prototipagem rápida e a fabricação acelerada de um modelo físico. Essa ferramenta contribui significativamente para desenvolvimento de protótipos e produtos.

Os materiais para impressão são gesso, plástico ou silicone. O processo começa com um design em software de edição 3D e a partir dele a impressora lê os dados e informações de design e cria o modelo físico. Agora você tem uma breve noção do o que é uma impressora 3D, confira as vantagens, as desvantagens e aplicações dessa máquina inovadora.

Quais as vantagens de uma impressora 3D?

Alto nível de detalhamento

As impressoras 3D têm um alto nível de detalhamento e permitem a fabricação de peças com mais rapidez e sem erros, a partir do modelo base realizado. Esses protótipos de modelo base são tão reais que chegam a ser confundidos com a versão real do objeto.

Produto personalizado

A maioria das pessoas gostam de exclusividade. A impressora 3D é uma ótima ferramenta para o comércio na produção de peças personalizadas. Isso permite que o consumidor vá até a loja, escolha um design e em questão de minutos tenha um produto de acordo com o seu estilo.

Aplicações

Uma das vantagens mais interessantes da impressora 3D são as aplicações em diversas áreas. Além da área industrial, a impressora também se desenvolve nos contextos sociais e acadêmicos. Por exemplo, na área da medicina, ela serve para a construção de próteses personalizadas, tomografia, entre outras tarefas da anatomia.

Outro exemplo é que a impressora 3D pode ser utilizada na área da arquitetura e construção civil para criar maquetes detalhadas e identificar problemas antes de executar a construção.

Desvantagens da impressora 3D

Manuseio: exige certo conhecimento para montar e operar uma impressora 3D. Pode levar meses para preparar a máquina para uso.

Preço: mesmo que o preço tenha caído desde seu lançamento, as impressoras 3D ainda são caras para usuário doméstico.

Mau uso: apesar de servir para avanços em diversas áreas, há relatos que as impressoras 3D já foram usadas para fabricação independente de remédios, na clonagem de cartões e na fabricação de armas de fogo.

 

Quer saber mais sobre novas tecnologias? Acesse o post sobre Internet das Coisas!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *