formatacao-do-notebook

Como realizar a formatação de uma partição do HD de forma prática e completa

0 Flares 0 Flares ×

A formatação do notebook é o serviço mais buscado em assistências técnicas. Este procedimento é importantíssimo para a instalação de um novo sistema operacional ou atualização do antigo, assim como para eliminar vírus e outros riscos que não conseguiram ser retirados de outras formas.

 

Muitas vezes a restauração das configurações originais do notebook ou a formatação particional oferecida pelo Windows não é suficiente para eliminar o que está dando errado com o computador. Quando isso ocorre, o correto é utilizar um programa alternativo para realizar o processo de forma completa e prática.

 

O HDD Low Level Format Tool é um aplicativo altamente recomendado por profissionais do setor por sua utilidade, pois apaga definitivamente tudo o que tem no disco, não permitindo recuperação futura.

 

LEMBRE-SE SEMPRE: antes da formatação de qualquer notebook, guarde todos os arquivos que deseja em um HD externo e mantenha estes arquivos salvos no HD pelo tempo que for possível.

 

Realizando a formatação do notebook

 

O HDD Low Level Format Tool elimina dados fundamentais para o funcionamento de qualquer sistema operacional, como as partições e o setor MBR, que é fundamental para a inicialização dos sistemas operacionais presentes no disco.

 

Depois de instalar o programa, inicie-o para começar o processo de formatação. O programa irá indicar na primeira tela os discos instalados no computador e é preciso escolher qual você deseja formatar. AVISO: não é possível formatar o disco onde o Windows está armazenado.

 

formatacao-do-notebook

 

Depois de selecionado, o aplicativo irá abrir três abas: detalhes, formatação e a opção de utilizar o recurso SMART. Selecione a aba de formatação e pressione o botão “Format this device” (formatar este dispositivo). Agora é só aguardar.

 

O programa irá realizar uma formatação radical, apagando qualquer tipo de vírus ou malware que esteja atrapalhando seu funcionamento. Este programa também pode ser utilizado para eliminar vírus do pen drive.

 

Após realizar a formatação completa é só transferir os arquivos armazenados no HD e  reinstalar os programas e utilizá-los normalmente. Para assistências técnicas, é importante manter os dados armazenados no HD por algum tempo em caso de perdas ou danos de arquivos.

 

 

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

8 thoughts to “Como realizar a formatação de uma partição do HD de forma prática e completa”

  1. Amigos!
    Bom dia, estou quebrando a cachola aqui com um Dell Vostro1000 de um amigo. O equipamento chegou em minhas mãos, já cheio de problemas. ( Não inicia o Windows, travando na página da Dell).
    Após deixar o mesmo ligado até virar um verdadeiro forno, ele inicia. Em uma dessas oportunidades, consegui entrar lá, é o mesmo estava carregado de ( VIRUS) até a tampa. Agora estou tentando formatar essa coisa, más nada que eu faça resolve o problema de iniciação.
    Por favor! Poderiam me dar uma luz?
    Grato

    1. João, bom dia! Obrigado pelo contato.

      Vamos lá. O problema de inicialização pode ser referente a memoria ram, ou processador. Se esses itens estiverem ok, muito provavelmente é alguma solda BGA, pois quando o computador esquenta, as soldas se dilatam e entram em contato, talvez por isso ele só inicie quente. Se já foi feito o Load Default na Bios, a mesma esta atualizada, e o problema ocorre também em BOOT, as chances de se tratar de hardware são enormes. É possível que o notebook precise de reposição de algumas peças. Espero ter ajudado de alguma forma. Att. Equipe ELGScreen.

  2. Acredito que em uma formatação e, principalmente, numa formação radical nada é desinstalado. Tudo, absolutamente tudo é apagado ou triturado, conforme o tipo de formação. No meu conceito a desinstalação é um outro processo diferente. É quando, estando com o sistema operacional rodando, se opta por não mais usar um determinado programa e se resolve retirá-lo do sistema. Espero não sido tão radical.

    1. Olá Paulo, obrigado pelo contato.

      Sim, estamos de acordo. Conforme o tipo de formação os arquivos são apagados em definitivo, diferente de uma desinstalação. Agradecemos sua colaboração! Att. Equipe ELGScreen

      1. Olá João.

        Sim. Quando formatamos uma partição do HD, todos os arquivos são “triturados” ou seja, antes de formatar esteja certo de que salvou em uma mídia alternativa ( Hd externo, pen drives, DVD, etc) todos os arquivos pessoais que deseja manter. Os programas que estavam instalados na partição também serão excluídos, e caso necessite dos mesmos, certifique-se de quem tem Um CD ou mídia de instalação para que, após a formatação, você possa instalar os mesmos novamente. Espero ter elucidado sua dúvida. Att. Equipe ELGScreen

  3. O que mais me preocupa, é saber se cuando fizer a formatação o programa da Microsoft Word vai se apagar. Se isto acontecer, cómo faço para re-instalá-lo?
    Obrigado pelas dicas.
    Parabéms, o blog está muito bom!

    1. Olá Walter, obrigado pelo contato.

      Caso você faça a formatação os softwares instalados em seu notebook serão desinstalados. Neste caso, será necessário instalá-los novamente após a formatação. Para renstala-lo é necessário ter o disco de instalação do Microsoft Office, ou adquirir a licensa e fazer o download diretamente no site do pacote Microsoft Office. Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGScreen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *