Fonte para notebook: 3 passos para não comprar errado

0 Flares 0 Flares ×

A fonte do seu notebook parou de funcionar?  E agora? Comprar uma nova fonte para notebook não parece ser uma tarefa muito complicada, mas você tem que levar em consideração 3 pontos para não danificar seu notebook.

CORRENTE (A) , TENSÃO (V), MODELO DO PINO DE CONEXÃO

Muitas vezes a fonte para notebook pode ser chamada de Carregador para notebook, não se assuste, é o mesmo produto.

Esses termos podem parecer meio desconhecidos, mas acredito que você já ouviu falar em amperagem e tensão.

Amperagem é o termo popular para corrente e voltagem é o termo popular para tensão. No final das contas, independente de como você os chama, eles são a base para que você consiga identificar corretamente a fonte para seu notebook.

Qualquer pessoa, mesmo que não saiba o termo correto, ou a diferença entre corrente e tensão (em algum momento eu também não sabia), consegue comprar uma fonte para notebook sem  preocupação. Basta seguir os 2 passos simples.

Vamos lá?

PASSO 1: IDENTIFICANDO A CORRENTE E TENSÃO

Com o notebook desligado, procure na parte debaixo pela etiqueta do fabricante. Caso não a encontre, retire a bateria e procure dentro do compartimento.

 

No exemplo acima temos a seguinte informação:

DC 19V – 3.42A, nesse caso o notebook precisa de uma fonte com as seguintes especificações:

Corrente: 3.42A
Tensão: 19V

Caso você não encontre a etiqueta ou mesmo que encontre não consiga identificar essa informação, não se preocupe, é possível encontrar essas informações diretamente em sua fonte antiga.

Na foto a seguir temos um exemplo de como você pode encontrar essa informação na fonte. Procure sempre por OUTPUT ou SAÍDA.

Fonte para notebook

Agora que já identificamos a corrente e tensão necessárias, vou te mostrar como identificar corretamente o MODELO DO PINO DE CONEXÃO.

PASSO 2: IDENTIFICANDO O MODELO DO PINO DE CONEXÃO

Pino conector da fonte para notebook

Cada fabricante de notebook costuma utilizar um ou mais modelos diferentes de pino de conexão.

O pino de conexão é o plug que liga a fonte ao seu notebook. É por ela que o notebook vai receber energia para funcionar e carregar a bateria.

Alguns plugs podem ser muito parecidos mas não compatíveis.

Por isso, ao procurar pela fonte confirme com o vendedor qual o correto para o modelo do seu notebook.

Veja abaixo alguns exemplo de plugs:

 

Note que os plugs são diferenciados pela espessura interna e externa do seu pino.

Pronto, você está apto a comprar uma fonte para seu notebook.

Simples né?

Antes de finalizar gostaria de compartilhar algumas dicas valiosas.

DICA: COMPATIBILIDADES

Caso não encontre um carregador com a corrente, aquele 3,42A do exemplo, igual ao do carregador antigo, você pode utilizar um com corrente maior, o que não pode é substituir por um com corrente inferior ao procurado.

CORRETO:

Preciso: 19V 3.42A
Compro: 19V 4.74A

Porque está correto?

Se você utilizar uma fonte com maior corrente, o notebook consegue sozinho identificar o tanto de corrente que precisa e “ignora” o restante.

Exemplificando de maneira bem simples, se você precisa de 500ml de água para matar sua sede e você recebe 1000ml, basta beber os 500ml e descartar o restante.

ERRADO:

Preciso: 19V 3,42A
Compro: 19V 1.58A

Porque está errado?

Se você utilizar uma fonte com menor corrente, o notebook não terá a quantidade necessária de corrente que precisa para funcionar e carregar a bateria.

Fazendo novamente um paralelo com sua sede, se você precisa de 500ml de água para matar a sede e você recebe 250ml, você vai ficar um pouco mais satisfeito, mas não por completo.

CONCLUSÃO

Você aprendeu nesse artigo como identificar corretamente a fonte para seu notebook seguindo apenas 2 passos bem simples.

Descobriu também que ao trocar a fonte do seu notebook, você pode substituir por uma fonte com maior corrente que a antiga, mas nunca com corrente inferior.

Nós da ELGScreen temos fontes para notebook de diversas marcas em nosso estoque, todos os produtos ofertados são a pronta entrega e possuem 1 (um) ano de garantia. Caso ainda tenha alguma dúvida no momento da compra, utilize nosso CHAT online para conversar com um de nossos representantes.

IMPORTANTE: Lembre-se que existem fontes de diversas qualidades no mercado. Tenha certeza de adquirir seu novo produto em uma empresa de confiança e que ofereça fontes de qualidade, pois mesmo sendo compatível com o que procura pode não protege-lo da maneira correta e dessa forma  irá danificar seu notebook.

Agora que você já tirou suas dúvidas, eu adoraria saber sua opinião sobre esse artigo.

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que mais gostou nesse artigo, se teve alguma dúvida que deseja compartilhar ou até mesmo uma crítica.

Aproveite também para curtir e compartilhar esse artigo com qualquer pessoa que você acredita que se beneficiaria com essas informações. Utilize o Facebook ou o Google+ para isso.

Obrigado e até a próxima! 😉

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

18 thoughts to “Fonte para notebook: 3 passos para não comprar errado”

    1. Mark, bom dia. Obrigado pelo contato. Acredito que sua bateria seja de 10.8V. As informações que você nos passou são relativas a fonte, correto? Verifique se a sua bateria é compatível com este produto: https://www.elgscreen.com/bateria-notebook-acer-aspire-5251-preta-19313. Pelas minhas pesquisas a bateria do aspire 5250 é a mesma do 5251. Compare ela fisicamente, e veja a amperagem na bateria, a qual eu acredito ser 10.8V ou 11.1v. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

  1. Ola

    Comprei uma fonte nova para o meu notebook asus A45A, e essa fonte faz um ruído baixo, isso é normal?
    a fonte é de 19 v 3,42 A.

    EDIT

    O barulho para quando o computador esta 100% carregado ou pelo menos diminui, além disso a seta do mouse quando utilizado pelo touchpad tem um comportamento estranho, se movendo sozinho. Gostaria de saber se isso pode gerar outros problemas no notebook e como faço para saber se a fonte é de boa procedência.

    No aguardo

    Obrigado

    1. Olá Luiz. Não é normal não. A fonte não deve emitir nenhum tipo de ruído. Caso tenha comprado conosco entre em contato com o nosso setor de pós vendas através do email rma@elgscreen.com para que possamos providenciar a troca da mesma. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

  2. Ola

    Comprei uma fonte nova para o meu notebook asus A45A, e essa fonte faz um ruído baixo, isso é normal?
    a fonte é de 19 v 3,42 A.

    No aguardo

    Obrigado

    1. Olá Luiz. Não é normal não. A fonte não deve emitir nenhum tipo de ruído. Caso tenha comprado conosco entre em contato com o nosso setor de pós vendas através do email rma@elgscreen.com para que possamos providenciar a troca da mesma. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

  3. Olá,
    A fonte do meu notebook pifou e segui todas as orientações para comprar uma nova adequada. Como não achei exatamente igual, comprei uma que tem a especificação OUTPUT com 3,16A ( sendo a minha anterior com 2,1A), o restante está tudo igual. A descrição do produto dizia ser uma fonte samsung original e atendia o meu modelo, o plug estava correto de 5,5mm e 3 mm, porém agora que chegou, apesar de estar carregando, estou preocupada pois o pino do carregador, ficou maior que a entrada do notebook, ficando uma parte do plug metálico para fora, isto deveria acontecer? Posso ter algum problema com isso? E como sei se é realmente um produto original?

    Desculpe esse monte de perguntas, agradeço desde já as informações que me ajudaram muito no post.

    Att, Glaucia

    1. Olá Glaucia.

      Não tem problema em relação ao plug, tampouco a amperagem. Pode ficar tranquila! Seu notebook vai funcionar normalmente, e vai vcarregar um pouco mais rapido do que o normal, só isso! =)

      Qualquer dúvida estamos a disposição! Att. Equipe ELGScreen.

  4. Amigo, tenho um notebook HP envy 17,3″ fonte original OUTPUT 19,5V 3,33a 65W Comprei uma nova fonte na caixa por fora diz 19,5V só que na fonte olhei com uma lupa o OUTPUT 19V 3,33a e referente ??W não tem nada especificado. Não estou utilizando com medo de queimar o notebook

    1. Olá Gerson, Obrigado pelo contato.

      Para descobrir a potencia em W, basta Multiplicar a tensão de saída da fonte, pela amperagem de saída.

      Desta forma:

      19,5 x 3,33 = 64,935 W

      Desta forma você tem uma potencia de saída em W de 64,935W

      Exatamente a mesma que a original.

      Espero Ter Ajudado

      Att. Equipe ELGScreen.

  5. Boa Noite, eu tenho um Ultrabook ASUS modelo S46C, no momento ele se encontra sem bateria, ele tem as especificações Corrente: 3.42A Tensão: 19V,

    OBS: ESTOU USANDO UMA FONTE DE Tensão:19V Corrente: 2.1A, sempre que tento rodar jogos o Ultrabook Reinicia, será a causa de estar sem Bateria ou eu estar usando uma fonte não apropriada??

    1. Olá Ivan, boa tarde. Obrigado pelo contato. Provavelmente o problema provém da fonte não ser adequada mesmo. A diferença da corrente de energia pode fazer com que o notebook não suporte o processamento de dados e acabe desligando. O ideal seria testar o notebook com uma fonte apropriada, com a mesma corrente indicada na bateria e no notebook, acredito que ele não irá desligar mais. Como você não citou a marca do notebook, eu acredito que a fonte que temos disponível possa servir, https://www.elgscreen.com/catalogsearch/result/index/?cat=&p=1&q=100756&saida=695, porém caso o notebook seja Acer o plug é diferente (1.7×5.5mm) O plug das fontes do link é de 2.5×5.5mm. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen

  6. Olá, meu notebook não exibe sua corrente ao lado da tensão nas informações na parte de baixo dele, apenas diz que é 19.V.
    O notebook é um Sony Vaio SVF152C29X

  7. Olá
    A fonte do meu notbook quebrou e eu arrumei uma fonte da positivo modelo +19v ~3,42A e a antiga fonte é 19v ~3.42A….tem algum problema?

    1. Olá Lucas. Obrigado pelo contato.

      Quando se trata de fontes, para que elas sejam compatíveis basta que a voltagem e amperagem sejam as mesmas, e claro, que o pino de conexão seja o mesmo. Se a fonte da Positivo preenche esses quesitos em relação a sua fonte original, você pode utilizá-la sem problemas. Caso tenha alguma dúvida, você pode dar uma conferida neste artigo https://elgscreen.zendesk.com/hc/pt-br/articles/204784320-01-Compatibilidade-das-fontes-de-alimenta%C3%A7%C3%A3o-para-notebook- . Espero ter ajudado! Se ainda restar alguma dúvida entre em contato conosco e teremos prazer em auxiliá-lo.

  8. Gostei muito da explicação sobre como comprar um carregador da forma correta. Muito útil e claro.

    Tenho um note LG modelo R480. Há dois anos precisei trocar a bateria e foi colocada uma similar, pois não encontrei a original.
    Ultimante tenho tido problemas com a inicialização e quando retiro,
    a bateria e limpo, ele liga normalmente.
    Não encontrei, no site de vocês, bateria para ele.
    Vocês não tem ??
    Poderiam me dar alguma orientação ??

    No aguardo,

    Grata

    1. Olá Ida, bom dia!

      Obrigado pelo contato!

      Boas notícias! Nós temos sim a bateria para o seu notebook LG R480 nas duas versões, original e similar. Através deste link (http://www.elgscreen.com/catalogsearch/result/?q=Squ-804+&cat=) você irá ver as duas opções em nosso site. A bateria está cadastrada pelo código SQU-804 e é totalmente compatível com o seu LG R480. Caso tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato conosco novamente e teremos prazer em auxiliá-la. Você pode falar conosco diretamente pelo chat em nosso site http://www.elgscreen.com durante o horário comercial das 09hs as 18hs.

      Att.

      Equipe ELGScreen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *