fonte-linear-e-chaveada

Fonte linear e chaveada: entenda a diferença entre as fontes de alimentação

0 Flares 0 Flares ×

As fontes de alimentação são os dispositivos responsáveis por prover eletricidade para o computador convertendo a tensão alternada fornecida pela rede elétrica para a tensão contínua necessária para o funcionamento adequado do notebook.

Estas fontes são divididas em dois tipos: a linear e a chaveada. Vamos explicar as diferenças entre estes dois tipos para que você conheça melhor este dispositivo tão importante para o funcionamento do notebook.

Fonte linear

As fontes de alimentação lineares pegam os volts da corrente elétrica (110 ou 220V) e, por meio do transformador, reduzem a tensão para a voltagem especificada na fonte, como 12V por exemplo.

Esta tensão, ainda considerada alternada, passa por um circuito de retificação composto por uma série de iodos que transforma a tensão alternada em tensão pulsante. Depois disso, a partir da filtragem esta tensão pulsante é transformada em quase contínua, tendo ainda que passar por um estágio de regulação, normalmente com a ajuda de um transistor de potência, para se estabilizar.

As fontes de alimentação lineares funcionam muito bem para aplicações de baixa potência, como os telefones sem fio, por exemplo. Entretanto, quando é necessário uma potência maior, as fontes lineares tendem a ser muito grandes para a tarefa. Isto porque, quanto menor a frequência de tensão alternada, maior o tamanho dos componentes.

Sendo assim, estas fontes não são utilizadas para os computadores portáteis, pois seriam muito grandes e pesadas para poderem ser carregadas para todos os lugares. A solução para isso foi o uso do chaveamento em alta frequência, que deu origem as fontes chaveadas.

Fonte Chaveada

Em fontes de alimentação chaveadas em alta frequência, a tensão de entrada tem sua frequência aumentada antes de ir para o transformador. Com a frequência maior, o transformador e os capacitores eletrolíticos podem ser bem menores.

É este tipo de fonte que é utilizada para os computadores e para muitos outros equipamentos eletrônicos menores. O termo “chaveada” se refere ao chaveamento de alta frequência, não tendo ligação com a fonte ter uma chave de liga/desliga.

A fonte é do notebook é que fornece a energia necessária para o funcionamento correto de suas peças. Uma boa fonte de alimentação é capaz de aumentar a vida útil do aparelho.

 

confira-os-modelos-de-fontes

 

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

6 thoughts to “Fonte linear e chaveada: entenda a diferença entre as fontes de alimentação”

  1. Boa Tarde a Todos. Só Esqueceu de Falar o Que Caracteriza Uma Fonte Linear de Uma Fonte Chaveada. A Fonte Linear Trabalha Em Baixa Frequência 60/120Hz, e Em Laço Aberto e Normalmente Precisa de Transformador Para Adequar a Tensão da Carga Com a Tensão da Rede Elétrica. Normalmente a Fonte Linear Não Controla a Saída Para a Carga. Então Ela Perde Muita Energia Dissipado Nos Componentes. Já a Fonte Chaveada Trabalha Em Alta Frequência Acima de 20 Khz, e em Laço Fechado, Então Ela Controla a Saída Para a Carga, e Não Precisa de Transformador. a Energia Que Se Perde em Uma Fonte Chaveada é Quase Desprezível. A Fonte Chaveada e Muito Econômica Em Relação a Fonte Linear. Muito Ótimo a Postagem de Vocês. Parabéns. Saudações.

    1. Jacks, bom dia. Obrigado pelo contato e por eu comentário. Caso tenha alguma dúvida ou queira contribuir solicitando artigos que julgue ser úteis para os demais usuários não deixe de nos enviar. Att. Equipe ELGScreen.

  2. Quando começou a falar sobre a fonte linear você utilizou a expressão: ” pegam os volts da corrente elétrica”. Tal expressão é técnicamente incorreta pois volts é a unidade de medida de tensão elétrica e corrente elétrica possui o Ampére como unidade de medida, então você relacionou duas grandezas elétricas como se fossem apenas uma grandeza. Como dica, utilize apenas : as fontes, através do transformador, reduzem a tensão da rede elétrica para 12 V[…]

    1. Maycow, bom dia. Muito obrigado pelo seu comentário! Mais informação para os usuários é sempre bem vinda. Qualquer dúvida, estamos a disposição. Att. Equipe ELGSCreen

  3. Bom dia, A explicação sobre fonte chaveada esta muito confusa. Se foi traduzida do inglês esta bem mal traduzido. Mas é muito bom receber estas explicações por e-mail. Bela iniciativa.

    1. Olá Adriano, obrigado pelo feedback! Solicitaremos a revisão do conteúdo para que fique mais claro. Conte conosco sempre que necessário e qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *