Fonte do notebook esquentando: o que pode ser e como resolver

0 Flares 0 Flares ×

Um dos problemas que podem gerar bastante preocupação nos usuários é a fonte do notebook esquentando muito. Isso pode acontecer por diversos motivos – e todos merecem a sua atenção.

Evite que o problema piore e confira as causas e soluções para cada possibilidade. Continue a leitura e descubra os motivos e as soluções para o superaquecimento da fonte do notebook!

Processador sobrecarregado

Games pesados e programas que exigem muito do computador, como editores de imagens e vídeos, são algumas das tarefas que podem sobrecarregar o seu processador.

Quanto mais você exige de seu processador, mais energia ele precisará para funcionar. Com isso, o gasto de energia aumenta, e a consequência é a fonte do notebook esquentando.

Durante atividades exigentes, é comum que sua fonte fique mais quente que o normal. Porém, fique atento: se estiver esquentando além do que é comum, desligue-a da tomada imediatamente e deixe seu notebook descansar por algumas horas.

Se o problema persistir, é aconselhado adquirir uma nova fonte para a sua máquina.

Potência insuficiente ou voltagem errada

Um dos fatores mais importantes de uma fonte é sua a potência e voltagem. Caso os dois itens/fatores estejam diferentes do que é exigido, o resultado será uma fonte de notebook esquentando muito, correndo o risco de queimar.

Por isso, use apenas fontes com a potência e voltagem certa. A grande maioria dos notebooks atuais possuem uma etiqueta na parte traseira com as informações de alimentação de energia da máquina.

Substituição de pasta térmica

A pasta térmica é uma substância importantíssima para manter a temperatura correta do notebook. A maioria das máquinas já saem de fábrica com pasta térmica de elastômero aplicada.

Porém, sua validade é limitada e é necessário reaplicar a pasta térmica de tempos em tempos. Quando está desgastada, a temperatura do notebook – e também da fonte – irá subir, o que pode gerar grandes problemas na máquina.

A validade varia bastante de acordo com a qualidade e tipo de pasta usada; em alguns casos, a troca pode ser feita a cada um ano e meio; em outros, a cada dois ou três anos. O mais recomendado é levar seu notebook em uma assistência técnica de sua confiança e verificar a necessidade de substituição.

Confira um tutorial em vídeo ensinando como fazer a troca:

Uso de fonte inadequada ou de forma errada

Além de evitar o uso de fontes não compatíveis, nunca deixe o componente sobre superfície que retém calor, como cobertor, sofá, almofada e plásticos. O superaquecimento é certo nesses casos, pois a superfície impede a dissipação natural do calor gerado pela fonte.

Sempre deixe a fonte do notebook em um local ventilado e em uma superfície adequada. É importante, também, deixá-la desligada quando não estiver usando, principalmente em longos períodos como a noite.

Bateria defeituosa

Talvez o problema não esteja na fonte, necessariamente, e sim na bateria do notebook. Se ela é antiga, é possível que esteja na hora de trocá-la. Baterias não são eternas – elas precisam ser substituídas quando sua capacidade de armazenamento de energia está abaixo do desejado.

Para verificar se esse é o problema, vale a pena levar seu notebook em uma assistência técnica. Desse jeito, você evita gastos com trocas de peças desnecessárias!

Uso de fonte universal

As fontes universais de notebook podem ser uma mão na roda para quem tem mais de uma máquina em casa. Porém, elas não são recomendadas. Por mais que a maioria desses modelos possuam uma regulação de potência e voltagem, essa função não é exata e pode entregar energia para seu notebook de forma inadequada.

Ao invés de utilizar uma fonte universal, procure por um modelo compatível com seu notebook. Assim, você garante que está usando o equipamento da forma correta e evitando prejuízos futuros.

Se a sua fonte está esquentando muito, talvez seja a hora de trocá-la. Conheça as opções da ELGScreen. Clique no banner e confira!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *