falha na bga

O que é a falha na BGA: quais as causas e soluções para o problema

0 Flares 0 Flares ×

Um dos principais e mais aborrecedores problemas enfrentados por donos de notebooks da HP atuais é a falha na BGA. Ocorrendo também em outros computadores, este problema é resultado de uma falha ocasionada pelo superaquecimento do chipset que provoca o derretimento da solda que o fixa, causando falhas de contato no chip gráfico e fazendo com que o notebook não exiba nenhum sinal de vídeo.

Este problema que já é reconhecido como crônico em algumas séries de modelos ainda não possui uma solução definitiva eficaz, por isso é comum receber notebooks em assistências técnicas para o conserto da placa mãe devido ao BGA.

A falha acontece em grande maioria nos modelos que possuem processadores AMD, principalmente os modelos Turion X2 com soluções gráficas ATI. Porém, em alguns casos ela se estende a alguns modelos com processadores Intel e também solução gráfica da Nvidia, numa proporção bem menor de casos. As temperaturas ficam muito acima do normal e causam problemas graves, até que os notebooks não liguem ou acendam apenas os leds, que ficam piscando, sem inicializar a tela.

Apesar de ser um problema grave, ele apresenta sintomas anteriores que indicam o superaquecimento e podem evitar que o pior aconteça, para resolvê-lo antes. Veja os sintomas abaixo.

Indícios de falha na BGA

  • Notebook esquenta de maneira anormal, com temperaturas de 85°C até 100°C, acionando o desligamento do aparelho por segurança.
  • Dispositivo Wireless não é reconhecido no Windows.
  • Teclado e touchpad não funcionam e portas USB não reconhecem nenhum dispositivo.
  • Notebook demora para ligar, sendo que as vezes não apresenta inicialização.
  • Notebook apresenta tela azul na hora da formatação, mesmo quando se substitui HD e memória.
  • O notebook não tem energia e não há LEDs ativos.
  • Falha no funcionamento da webcam.
  • O indicador de carga da bateria não acende quando a bateria está instalada e o adaptador AC está conectado.
  • O notebook emite um único bipe, durante a inicialização, indicando que não há alimentação.
  • O monitor externo funciona, mas não há imagem na tela LCD do notebook.
  • O notebook emite dois ou três bips, e não emite imagem na tela LCD do notebook.
  • O notebook emite quatro bips, pisca os leds e não emite imagem na tela LCD do notebook.
  • O notebook pisca os leds, e não emite imagem na tela LCD do notebook.
  • O notebook liga somente um vez aparecendo imagem na tela LCD, mas após desligado não volta a dar imagem quando acionado o botão de power on.
  • A imagem fica quadriculada ou distorcida quando o notebook é ligado ou durante o processamento de DVD ou vídeos.
  • O notebook liga, acende os LEDs mas não passa imagem para a tela e nem para monitor externo.

Quando o computador começar a apresentar estes sintomas, é possível solucionar o problema antes dos danos se tornarem irreversíveis. Veja algumas soluções possíveis a seguir.

Soluções para falhas na BGA

Da mesma forma que existem muitos indícios da falha na BGA, são várias as soluções possíveis para o problema. O primeiro passo é tentar diminuir a temperatura do notebook, para evitar que a solda se funda e provoque erros maiores. Deixe o notebook em locais frescos e de boa refrigeração, assim como tente utilizar algumas das soluções a seguir.

Pasta térmica: Os computadores vêm de fábrica com um elastômero que fica na superfície do processador e entra em contato com o cooler. Este material parece uma cera e com o passar do tempo pode se tornar ineficiente para controlar a temperatura. Nestes casos, abra o notebook e remova os resíduos do elastômero, aplicando em seu lugar uma pasta térmica para melhorar a dissipação de calor. As melhores possuem prata em sua composição e a Akasa AK450 e a Artic Silver 5 são as mais indicadas.

Limpeza: Uma grande parte dos casos de falha na BGA é resolvido com uma limpeza interna completa. A poeira acumulada no interior do notebook pode impedir a refrigeração. Realize a limpeza interna completa e veja se terá resultado.

Undervolting: Esta é uma técnica que consiste em diminuir a voltagem do processador para que ele trabalhe em temperaturas mais baixas. Realizar o undervolting não significa perder desempenho, pois o clock continua o mesmo. O undervolting deve ser utilizado com cuidado e atenção, alguns programas são necessários para realizar o ajuste e é preciso pesquise a taxa de voltagem do processador para que fique dentro do limite e evite os riscos de instabilidade do sistema.

Outras soluções

  • Verifique se as especificações de tensão e corrente da fonte de alimentação estão de acordo com as necessidades do notebook. Se não estiver, providencie uma fonte compatível.
  • Troque a memórias do computador, se tiver duas memórias, tente ligar só com uma a fim de testá-las.

Se o problema não for solucionado, a próxima solução é realizar a troca da BGA. Remova o chip BGA, troque as soldas em esferas do BGA por uma liga estanho-chumbo (Sn63/Pb67), e se necessário troque o chip BGA por um novo, utilizando estação de solda BGA infra vermelho, que garante precisão absoluta e qualidade de fábrica nas soldas. Revise o sistema de resfriamento, resolvendo em definitivo os problemas da placa-mãe e do notebook.

Precisa de peças ou partes para a manutenção em sua revenda ou assistência técnica? Acesse aqui o site da ELGScreen!

 


0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

4 thoughts to “O que é a falha na BGA: quais as causas e soluções para o problema”

  1. Ola. Boa tarde.
    Tenho um acer aspire one 722, já tive este problema, o notebook não desligava. Liguei para o técnico do helpdesk da Porto Seguro (tenho direito pelo seguro do carro) e seguindo a orientação dele tudo se resolveu. Dei sorte de pegar um técnico capacitado.
    digitei conforme segue: shutdown
    Shutdown é um comando do Prompt de comando de alguns sistemas operacionais, capaz de encerrar a seção atual do Sistema.

    1. Isaura, obrigado por contribuir com a comunidade ELGScreen. Esses feedbacks são importantíssimos para disseminar conhecimento! Agradecemos sua colaboração e nos colocamos a disposição caso necessário! Att Equipe ELGScreen.

  2. Boa noite!
    Tenho um notebook da acer e1 571 e ele não liga de jeito nenhum, nem a luz do carregador acende levei para um técnico dar uma olhada ele falou que foi o bga que queimou e que não compensa arrumar.
    No caso tem como trocar somente esse bga?
    Tem para vender ?

    1. Olá Mariana, obrigado pelo contato. Infelizmente essa questão não é tão simples assim. Até é possível substituir mas, assim como o técnico falou, não compensa. Porém depende de quanto tempo tem o notebook. Em notebooks mais antigos, talvez não compense e você tenha muitas dificuldades pra encontrar quem faça o serviço. Num notebook mais novo, você até pode pesquisar quem faça esse tipo de serviço, porém deve avaliar se o valor compensaria ou não. Nós não trabalhamos com esse tipo de componente, infelizmente não tenho uma ideia de valor para lhe informar. Sinto não poder auxiliá-la neste caso. Qualquer outra dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *