Evolução das telas de notebook

Saiba mais sobre a evolução das telas de notebook

0 Flares 0 Flares ×

Um dos modelos responsáveis pelo conceito de computador pessoal foi o IBM Personal Computer, o primeiro a trazer uma versão do DOS como sistema operacional. O sucesso foi tanto que o próprio termo PC teve origem na abreviatura deste modelo (IBM PC).

Porém, o computador considerado totalmente portátil é de 1981, o Adam Osborne, que possuía uma tela de 5”, e pesava aproximadamente 12 kg (cabia embaixo do banco de um avião), atendendo bem a dinamicidade que já havia na época.

As empresas correm contra o tempo para apresentarem os melhores modelos. As telas a cada dia ganham inovações tecnológicas. A Apple, por exemplo, é famosa por seus MacBooks e há pouco tempo ela empregou telas de altíssima resolução em sua linha, sendo que o MacBook Pro de 15 polegadas usa tela de 2880×1800, e o modelo de 13 polegadas usa tela de 2560×1600.
Outra empresa que não perde tempo é a Google, que também lançou o Chromebook Pixel com uma tela de 12.85 polegadas e uma incrível resolução de 2560×1700, sendo ainda touch screen.
Já a Toshiba também possui o famoso ultrabook KIRAbook, com tela de 13 polegadas e resolução de 2560×1440 acompanhado de um ótimo hardware. Outras empresas como Dell, LG, Samsung também possuem modelos de alta definição com telas de altíssima qualidade, com todas as inovações do mercado.
Mas nem sempre foi assim. Tudo se modifica e se qualifica com o tempo.

O conceito de notebook (caderno) se tornou realidade com a Epson, que lançou no mesmo ano de 81 o modelo Epson HX-20. Seu tamanho era aproximadamente o de uma folha de papel A4, e pesava pouco mais que 1,5 kg. Sua tela de LCD tinha resolução de 120 x 32 pixels, 16 KB de memória RAM, um drive de fitas minicassete e uma impressora similar a uma caixa registradora.
Nesse momento se iniciou uma ampla concorrência na área da informática, todos procurando as melhores novidades. Em 85 é lançado o TRS-80 model 200, da Radio Shack, sendo o primeiro notebook dobrável como um caderno, tipo de modelo que é utilizado até hoje.
Contudo, apenas em 1990 que começaram a aparecer os primeiros saltos tecnológicos nos notebooks como o SLT/286 da Compaq, que além de evoluir seu processador para um 286, foi o primeiro modelo a contar com uma tela VGA (até então todos os notebooks eram monocromáticos).

Saiba quais são os principais tipos de tela que há hoje no mercado

Atualmente, as mais comuns são as telas de notebook em LCD e LED. A principal diferença que há entre elas é com relação ao tipo de iluminação usada no painel: LCD (Liquid Crystal Display) e a LED (Light Emitting Diodes). Na tela LCD não há tubo de raio catódico, mas sim películas de cristal líquido, que quando energizadas, produzem o espectro de cores na tela. Ela possui baixo consumo de energia, dimensões reduzidas, sendo mais fina e mais leve, também possui uma imagem estável, sem cintilação, e ainda cansa menos a visão.

Já as telas de LED são mais evoluídas que as de LCD. Por serem feitas com diodos em emissores de luz (LEDs) conseguem ser mais brilhante, além de possuírem um contraste muito maior e cores mais vibrantes. São ótimas e com boa resolução tanto em ambientes claros quanto em escuros. Além disso, sua espessura é ainda mais fina, diminuindo o peso do notebook e permitindo uma melhor aparência e elegância.
Outra vantagem é com relação ao consumo de energia, que é cerca de 20% a 40% menor que as telas de LCD, melhorando assim o desempenho do computador e prolongando a duração da bateria.

Após compreender as diferenças entre as principais telas dos notebooks, escolha uma que atenda melhor às suas necessidades. Mas, também não se esqueça de procurar empresas de confiança para realizar a compra da sua tela. A ELGScreen foi criada com o objetivo de suprir a latente falta de excelência na comercialização de telas para notebooks e netbooks no mercado nacional. A empresa trabalha apenas com produtos de grade A+, tendo como parceiros os maiores fabricantes de telas como AUO, Chi-Mei, Toshiba, Hannstar, Chunghwa, Samsung, LG Phillips entre outras. Além disso, a embalagem para envio das mercadorias da empresa ELGScreen foi desenvolvida pelo departamento de expedição, garantido a entrega sem danos aos produtos. Acesse agora mesmo o site www.elgscreen.com.br e compre sua tela de reposição.

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *