Mitos e verdades da informatica

Verdade ou mito? Sete fatos sobre influências no desempenho do notebook

0 Flares 0 Flares ×

Imãs de geladeira não prejudicam. Mas a poeira pode mesmo deixar seu computador mais lento. Descubra alguns fatos sobre o uso do notebook que influenciam em seu desempenho.

O disco rígido cheio diminui a performance do notebook? Ter muitos ícones e fotos no desktop deixa o notebook mais lento? Poeira e aquecimento podem estragar o computador?
 
Para acabar com estas e outras dúvidas, Vivaldo José Breternitz, professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, explica o que é verdade, o que tinha fundamento, mas hoje foi superado, e o que sempre foi mentira quando o assunto é desempenho do notebook e sua velocidade.

Disco rígido cheio influencia na velocidade do notebook?

VERDADE. Tanto para Mac quanto para Windows. Quando 80% da máquina estiver cheia, o desempenho do armazenamento de dados acaba ficando pior porque o computador precisa de espaço para o processamento. Se esse espaço for ocupado, ele perderá o rendimento, podendo ocorrer travamentos.

Ter muitos ícones no desktop deixa o PC mais lento?


VERDADE. 
Quanto mais itens ocuparem espaço na área de trabalho, maior será o tempo que o equipamento levará para mostrar novas informações em tela. Porém essa lentidão é imperceptível ao usuário.

 

Poeira dentro do computador pode deixá-lo mais lento?


VERDADE. 
Além de deixar o computar mais lento, muita poeira pode até estragar a máquina. O mesmo vale para a umidade, que chega a lugares onde a poeira não atinge, como os cabos de contato, que podem oxidar.

 

O aquecimento do aparelho pode atrapalhar o desempenho?


VERDADE. 
É recomendado que os computadores não fiquem encostados na parede para poderem ventilar. O aquecimento pode travar a máquina porque partes de plástico e metal acabam se dilatando. Cuidado também com notebooks em cima do colo ou de almofadas ou cobertores, por exemplo.

 

A não atualização do Windows também pode atrapalhar o desempenho?


DEPENDE.  
Se você não atualizar o Windows, programas mais novos terão problemas de leitura. Já para quem tem computadores mais antigos, as atualizações acabam tomando um espaço enorme nas máquinas, atrapalhando a performance. Nesse caso, a dica do professor é manter a atualização proporcional à idade do computador.

 

Preciso deixar a bateria descarregar completamente antes de carregar de novo?

 

MITO. A maioria dos notebooks funciona com baterias de íon-lítio ou polímero de lítio, que possuem grande capacidade de armazenamento de energia. Ao contrário das baterias antigas, que acabavam “viciadas”, as novas baterias dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga.

 

Colar imãs de geladeira pode prejudicar a CPU?


MITO. 
Diferentemente dos computadores antigos, quando se usava disquete, os computadores modernos são imunes a campos magnéticos.

 

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

6 thoughts to “Verdade ou mito? Sete fatos sobre influências no desempenho do notebook”

  1. Gostei muito das postagens do Blog, fáceis de entender e excelentes para uma boa leitura informativa nos intervalos do dia. Continuem assim, com postagens de boa qualidade e a venda de peças a preços justos.

    1. Olá Davi, bom dia! Muito obrigado pelo seu comentário. Esse tipo de feedback só nos motiva cada vez mais na criação de bons conteúdos para informar e ensinar alguns “truques” que podem ser muito úteis no dia a dia. Conte conosco sempre que precisar. Não esqueça de assinar o blog para não perder nenhum de nossos conteúdos! Att. Equipe ELGScreen

  2. Olá, é verdade que se coloca a bateria do notebook (viciada) na geladeira por 3 dia e depois 1 dia no sol, ela volta ao normal????

    1. Olá Tallyson, obrigado pelo contato.

      Infelizmente não é verdade. Este “mito” aplicava-se mais as baterias antigas. As baterias de íon-lítio não sofrem influência da temperatura para aumentar o seu tempo de vida útil. POrém, existem algumas dicas para aumentar a duração da bateria. Veja neste outro post. Espero ter ajudado! Att. Equipe ELGScreen

    1. Olá Alex, obrigado pelo contato. Acredite, há quem queira “decorar” o notebook com imãs de geladeira. Rs. Não é comum, mas não custa informar os desavisados não é? rs Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *