defeito na tela de notebook

Como diagnosticar um defeito na tela de notebook utilizando monitor externo

0 Flares 0 Flares ×

Notebooks podem apresentar os mais diversos defeitos, isso é fato.  E uma situação muito comum acontece quando existe um defeito na tela. Você liga o notebook, percebe a atividade nele, leds acessos, cooler funcionando, mas não há imagem na tela.  E agora? A tela do seu notebook “foi pro espaço”? Não necessariamente. Muitas vezes o problema pode estar na placa de vídeo, no cabo flat, na alimentação de energia, ou até mesmo na placa mãe do notebook. Mas como ter certeza de que o problema está no notebook, ou é um defeito na tela do notebook?

É possível efetuar um teste simples, que deixará claro se há defeito na tela do notebook, ou no próprio notebook. Basta ligá-lo a um monitor externo.

Ligando  o notebook em um monitor externo

A grande maioria dos notebooks possui uma saída de vídeo no formato VGA ( veja na imagem abaixo). Em alguns casos, nos notebooks mais modernos, ele pode apresentar somente a saída HDMI. Mas veremos mais a frente como efetuar o teste nesses casos.

Saíde de vídeo VGA

Para efetuar o teste, basta ligar um monitor de desktop na saída VGA do notebook. Na maioria dos casos, basta plugar o cabo VGA para que a imagem já seja habilitada para o monitor externo. Caso ao ligar o monitor externo, não tenha imagem, antes de “bater o martelo” em relação ao defeito, o ideal é certificar-se de que o notebook está habilitado para “dividir” ou estender a imagem com o monitor externo. Pra isso existe um atalho no teclado do notebook.

Para conectar o seu notebook a um monitor externo basta seguir os seguintes passos:

1) Conecte o cabo vga na saída de vídeo VGA do notebook e na entrada VGA do monitor externo.

2) Aperte a sequencia >  Tecla windows + tecla P para abrir as opções de visualização em monitor externo.

defeito na tela de notebook

3) A combinação tecla windows + P  abre as opções de visualização de imagem que são elas:

defeito na tela de notebook

Use as setas para direita e esquerda para alternar entre as opções e tecle entre para selecionar a desejada.  Para testar seu notebook, basta escolher entre duplicar ou estender, qualquer uma destas opções já irá mostrar a imagem no monitor externo.

Caso o monitor externo esteja apresentando imagem normalmente, é muito provável que o problema esteja na tela ou no cabo flat do seu notebook. Caso o monitor externo não apresente imagem, o problema deve estar em outro componente do notebook, como por exemplo sua controladora de vídeo. O procedimento pode ser efetuado da mesma forma utilizando a porta HDMI, caso o seu notebook não possua uma saída VGA.

Caso ainda tenha alguma dúvida com relação a utilização de um monitor externo, entre em contato conosco e teremos prazer em auxiliá-lo.

 

 

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

9 thoughts to “Como diagnosticar um defeito na tela de notebook utilizando monitor externo”

  1. Boa noite, possuo um note acer F5 573g-50KS, Ja comprei tela com voces no passado para um sony vaio e fui bem atendido pela garantia da tela que havia comprado com voces, mediante a isto neste momento este acer F5, funciona perfeitamente no monitor externo tanto HDMI, QUANTO na interface VGA, uma vez que sua placa de video é GFORCE 940NX, gostaria de saber antes de entrar em contato com voces para ver uma tela. Qual o grau de certeza que vocês podem me passar de ser apenas a tela, pergunto isso para não desperdiçar dinheiro nem o tempo de vocês também.
    Desde Ja agradeço a atenção.

    1. João bom dia! Muito obrigado pelo seu contato e pela confiança! Infelizmente João, não é possível aferirmos um diagnóstico que nos permita lhe passar certeza do problema de seu notebook. Não há como fazer uma análise sem que testes sejam efetuados. Sendo assim, eu o aconselho a buscar a ajuda de uma assistência técnica para que você possa ter um laudo técnico, que possa garantir o problema e a possível reposição da tela. Uma outra opção, seria efetuar a compra e fazer o teste. Caso não seja a tela efetivamente o problema, o senhor tem até 7 dias após o recebimento para desistir da compra, porém haveriam os custos de frete neste caso. Acredito que o mais indicado seja realmente buscar ajuda profissional. Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGSCreen

    1. Olá Alexandre. Obrigado pelo contato. Nestes casos normalmente é necessário trocar a tela caso, a listra esteja atrapalhando o uso. Caso a listra esteja posicionada de forma que não o atrapalhe, não há nenhum risco em utilizar o computador assim. Porém, para que o problema seja solucionado, somente efetuando a troca do display mesmo. Espero ter ajudado.

      Att. Equipe ELGScreen.

  2. Caro técnico..muito admiravel a sua prestação humilde em querer ajudar pessoas com problemas informaticos,mas teria de ter mais ou toda a atenção quando quer passar uma mensagem a quem precisar dela,pois na sua solução ao problema que referiu está errada não de todo mas sim no momento em que diz que para tentar descobrir se o problema existente esta na placa de vídeo no cabo flex no display ou até mesmo na Board,quando diz para ligar o pc ou portátil por meio de cabo VGA ou Hdmi,mas não informa que para poder aceder a essa opção que se pode primir as teclas x.x.x isso é errado porque as teclas variam de modelos e de marcas,depois a imagem para escolher para ver duplo ou em outro ecrã para isso teria de ter imagem no que esta avariado e se esta avariado não passa imagem para o ecrã entao como pode escolher para a opção ver noutro ecrã ou outra escolha?caros amigos leitores,esta informação que foi aqui postada parte dela está completamente errada sem nexo…para resolver esse problema pode se fazer todo o mesmo processo mas para passar a imagem pra um outro ecra deve-se retirar o cabo flex do monitor a ser reparado e aí sim ja se pode conectar outro ecra por meio de vga ou hdmi i terao o computador a funcionar caso seja do display ou cabo flex..mas se todo o processo estiver devidamente feito e ligado a um outro ecrã e este nao passar imagem nenhuma aí sim pode ser placa video chip7..mas pode ser uma simples limpeza na memória ram…ou mal posta …tera de ser por exclusão de partes…isto não e propaganda enganosa nem aproveitar para postar o nome da loja..eé simples para vos ajudar..cumprimentos

      1. Olá Vanilton. Obrigado pelo contato. É possível que sua tela esteja com defeito realmente e seja necessária a substituição da mesma. Para certificar-se que o problema esta na tela, você pode tentar testar o notebook utilizando um monitor externo. Veja neste link como fazer para efetuar o teste. Se ao testar em um monitor externo, o seu notebook estiver apresentando imagem normalmente, o mais provável é que a tela esteja com defeito mesmo. Caso não apareça imagem no monitor externo, é possível que seja um problema na placa de vídeo. Efetue o teste e volte aqui para nos contar o resultado. Att. Equipe ELGScreen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *