configurar rede local

Como configurar uma rede local em seu notebook

0 Flares 0 Flares ×

Hoje em dia, é difícil encontrar casas com apenas um dispositivo que se conecta à Internet. A noção de “computador da casa” ficou para trás, e é comum cada pessoa ter seu próprio smartphone, notebook e demais aparelhos.

Para facilitar a troca de informações entre esses diferentes dispositivos, é possível configurar uma rede local. Assim, todos eles estarão conectados entre si, permitindo o envio de arquivos sem a necessidade de realizar o upload em algum serviço e baixá-lo no dispositivo desejado.

Além de ser muito útil no ambiente doméstico, configurar uma rede local é quase que essencial em empresas e organizações.

Para aprender o que é e como configurar a rede local, continue a leitura!

O que é rede local?

Você provavelmente já se deparou com o termo “LAN” em seu notebook ou roteador. A sigla é referente ao termo “Local Area Network”, que podemos definir como rede local.

A LAN possui uma faixa de endereço de IP restrita a ela. Dessa forma, é possível conectar os dispositivos ligados de forma direta, sem precisar de um serviço que faça a intermediação.

A rede local pode ser feita tanto com fio quanto sem. Quando feita sem fio, é utilizada uma conexão wireless para conectar os dispositivos a um roteador central. Já a com fio utiliza, cabos ethernet ou ainda USB para conectar fisicamente os dispositivos da rede ao roteador central.

Vantagens de usar a rede local

Uma rede local é especialmente útil em empresas, independentemente do tamanho e número de funcionários. Com ela, é possível fazer comunicações entre os computadores sem precisar estar conectado à Internet, ou seja, mesmo que a conexão esteja fora do ar, é ainda possível enviar e-mails, informações e realizar contato via chat entre os dispositivos da rede – desde que o servidor de e-mail e de outros softwares estejam configurados para tal.

Como já dito, o compartilhamento de arquivos pela rede local é outra grande vantagem. Além da facilidade, o envio e recebimento de informações é mais rápido, visto que não necessita de um servidor externo para fazer a intermediação.

Além de facilidade, configurar uma rede local também pode fazer com que a sua empresa diminua alguns custos. Alguns softwares, criados especialmente para uso empresarial, oferecem licenças mais baratas para o uso em rede local. Portanto, ao invés de precisar comprar uma licença para cada computador, é possível adquirir uma especial para uso em todas máquinas ligadas a uma determinada rede local.

Como configurar rede local

Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens de configurar uma rede local, está na hora de fazer o processo.

O primeiro passo é certificar-se que todos os dispositivos estão conectados à mesma rede Wi-Fi. Apenas aqueles com conexão à mesma rede poderão acessar a rede local.

Depois de conectar todos os dispositivos à mesma rede, aperte as teclas Windows + I em um computador ou notebook para abrir as configurações do computador. Selecione a opção “Rede e Internet” e clique em “Central de Rede e Compartilhamento”.

configurar rede local - opções de compartilhamento

A janela da central de rede e compartilhamento será aberta. Agora, clique na opção “configurar uma nova conexão e rede”.

configurar rede local - central

Selecione a opção “Configurar uma nova rede”. Em seguida, siga os passos indicados na tela para a criação da rede, até conectar a ela.

Feito isso, você precisa habilitar o compartilhamento de arquivos e impressoras entre os computadores. Para fazer isso, faça o mesmo caminho indicado acima para abrir as configurações de rede e compartilhamento. A seguir, clique em “Alterar as configurações de compartilhamento avançadas”.

Na nova janela, ative a descoberta de rede e o compartilhamento de arquivos e impressoras.

Salve as alterações e sua rede local estará configurada.

Gostou das nossas dicas? Assine nossa newsletter e receba novos textos em seu e-mail todas as semanas!


0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *