Configurar o teclado para Português Brasil (ABNT2) no Windows 10 e 8

0 Flares 0 Flares ×

Alguns usuários encontram dificuldades para configurar o teclado do notebook, quando este não vem com a configuração para Português Brasil (ABNT2). No Windows 8, os passos são um pouco diferentes dos Windows anteriores, mas também não são complicados.

Ao comprar um notebook novo, muitas vezes é necessário configurar o teclado. Principalmente quando o laptop é importado, é comum que ele venha preparado para outro idioma que não seja o português brasileiro.

Desde acentos até caracteres especiais, utilizar o formato ideal de teclado deixa o uso da máquina mais confortável e a digitação mais rápida. O processo de atualizar o teclado no Windows 8 e no Windows 10 é um pouco diferente das versões anteriores do sistema operacional, mas não é complicado. Continue a leitura e aprenda!

Modelos de configuração

Antes de aprender a configurar o teclado, é necessário conhecer quais são os modelos existentes no mercado.

O layout mais utilizado em teclados para o alfabeto latino é chamado de QWERTY e foi originalmente projetado para a língua inglesa.

configurar o teclado QWERTY
O nome QWERTY vem das primeiras teclas de letras do layout.

A maioria dos países de língua francesa utilizam o formato AZERTY, enquanto países que falam alemão normalmente utilizam o QWERTZ.

Além desses layouts gerais, é comum que existam pequenas adaptações para cada país. O exemplo mais próximo são os teclados brasileiros, que seguem o layout ABNT ou ABNT2.

ABNT ou ABNT2: qual é a diferença?

Se você já frequentou uma faculdade, já deve ter ouvido falar nas regras da ABNT. Isso porque a sigla representa a Associação Brasileira de Normas Técnicas, responsável por regulamentar desde o formato de documentos até grandes normas da indústria.

A regra atual para teclados, segundo a ABNT, afirma que eles devem possuir alguns símbolos, como colchetes e numerais altos. Atualmente o padrão usado é ABNT2, mas o layout anterior, conhecido apenas com o ABNT, ainda pode ser encontrado.

Muitos acreditam que a diferença primordial seria a presença do ce com cedilha no teclado. Porém, essa informação é equivocada: tanto o padrão ABNT quando ABNT2 possuem cedilha. Os modelos sem tal tecla são os teclados americanos, ou no padrão internacional.

A diferença entre os dois está na presença da tecla Alt Gr. Enquanto o primeiro layout não possui essa função, ela está presente no segundo, logo ao lado direito da barra de espaço.

A Alt Gr possui uma função específica: quando combinada com outras teclas é gerado caracteres não disponíveis no teclado tradicional. Por exemplo, é com ela que podemos digitar os números expoentes até 3 (¹, ², ³) e os indicadores ordinais (ª, º). Para ficar mais fácil, confira os caracteres que podem ser criados com a tecla, destacados em azul:

configurar o teclado: padrão ABNT 2

Por não ser uma função muito conhecida, muitas pessoas acabam utilizando grandes códigos para gerar esses caracteres. Não seria mais fácil configurar o teclado para ABNT2? Para sanar esse problema, vamos lhe ensinar a atualizá-lo.

Como configurar o teclado para ABNT2 no Windows 10

1. Aperte as teclas Windows e 1 ao mesmo tempo para abrir as configurações do computador. Em seguida, selecione “Hora e Idioma”.

Configurar o teclado no Windows 10: configurações

2. Agora, clique em “Região e idioma” e selecione “Português (Brasil)”

Configurar o teclado no Windows 10: configurações

3. Selecione “Opções”, clique em “Adicionar um teclado” e escolha “Português Brasil (ABNT2)”.

Configurar o teclado no Windows 10: configurações

4. Para alternar o teclado para ABNT2, aperte ao mesmo tempo a barra de espaço e a tecla Windows. Uma nova janela será aberta, e é só apertar novamente a combinação até a opção ficar selecionada.

configurar o teclado - trocar layout

Feito isso, seu teclado estará configurado e o novo layout estará ativado.

 

Como configurar o teclado no Windows 8

01. Acesse o “Painel de Controle”. Para localizá-lo, posicione o mouse na parte superior direita da tela para abir o menu, depois clique em configurações, como indicado na imagem abaixo.

CONFIGURACAO

painel de controle

 

2. Na janela do painel de controle selecione “Relógio, Idioma e Região”;

 

3. Agora, selecione “Adicionar um idioma”;

idioma

 

idioma2

 

4. Selecione “Português” e dê um duplo clique

5. Selecione a opção “Português (Brasil)” e clique em “Adicionar”;

6. Selecione a opção Português (Brasil) e clique em “Mover para cima”.

mover

Pronto! Seu notebook agora aceitará a acentuação no padrão (ABNT2).

Gostou das nossas dicas? Aprenda também como resolver problemas comuns nas teclas do seu computador clicando aqui!


0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

14 thoughts to “Configurar o teclado para Português Brasil (ABNT2) no Windows 10 e 8”

  1. Adquiri um “enlatado” da DELL – INSPIRON 3268 e já no segundo dia de uso, o teclado deixou de funcionar. Tanto que acho que é o teclado, pois substitui por um teclado antigo, que eu tinha, e este funcionou perfeitamente. Não pode ser a configuração, senão este teclado antigo não funcionaria.

    1. Olá Mauro. Obrigado pelo comentário. Se fazendo o teste com um segundo teclado, tudo funcionou corretamente, certamente o defeito está no teclado original. Porém, a DEll oferece garantia de seus produtos, e estando dentro do prazo, é possível acionar a garantia para que efetuem a troca do mesmo. Espero que você tenha conseguido solucionar o caso. Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

  2. Existe alguma forma de todas essas dicas nao serem efetivas de algum modo ao qual se submetem a outro tipo de caso por exemplo.

    1. Olá Bianca. Sim, as possibilidades de erros são as mais diversas. Procuramos aqui cobrir as mais comuns. Quando o problema não se encaixa, ou não é corrigido por nenhuma das soluções propostas, o indicado é procurar um técnico especialista. Att. Equipe ELGSCreen.

  3. Olá boa noite, meu teclado está com problemas, e mesmo assim não consigo resolver… ele já esta com essas configurações. fiz o teste no sitehttp://en.key-test.ru/ e apenas as letras l e j não acenderam e a seta para direita. porem não consigo usar os acentos, nem o shift. o que pode ser? a tecla que tem ? / só esta funcionando a barra / a interrogação não funciona.as teclas em cima funcionam os numeros mais não funcionam os conchetes e asteriscos… todas as teclas funcionaram no teste, mais não estão funcionando com todas as opções, será que consegui ser clara? kkkkkk o que pode ser?

    1. Olá Erika, bom dia! Estranho porque aparentemente parece configuração de linguagem mesmo. Quando a linguagem esta alterada, as teclas assumem ou perdem funções. Verifique se na sua configuração está instalada apenas a opção ABNT 2 ou se tem mais alguma. É normal as vezes que outra configuração assuma o ” protagonismo” as vezes em determinados softwares, ou clicando alguns atalhos sem que nem percebamos. Caso a configuração esteja somente a abnt 2, sugiro re-instalar o driver do teclado. Para isso veja aqui como fazer. Acredito que o problema seja resolvido dessa forma. Caso contrário o melhor a fazer é procurar um técnico, pois pode também ser um problema do teclado efetivamente, e pode haver a necessidade da reposição do mesmo. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

  4. Olá boa tarde…tenho um notebook da Dell e trabalho com alguns programas que utilizam muito o teclado numérico,sendo assim optei por comprar um teclado numérico com entrada USB com o intuito de facilitar.
    O mesmo é da marca MULTILASER e contém a tecla NUM LOCK. Para utiliza-lo é necessário ativar a tecla NUM LOCK.
    Porem quando ativo ela as teclas alfas do notebook funcionam…mais não todas!
    As teclas do notebook que tem duas funções (alfa e numerica) acabam anulando sua função alfa e ativando somente a numérica…como se a tecla Função estivesse ativa.
    A tecla U passa a ser 4,a I passa a ser 5,a O passa a ser 6 e assim sucessivamente.
    Como então manter todas as funções do teclado alfa do notebook e acrescer o numérico usb?
    Qual a configuração exata para isso?
    Sei que a pergunta do “fórum” não é exatamente esta porem é relacionada a teclado e gostei bastante da forma como explicaram aos demais.
    Grata

    1. Olá Priscila, obrigado pelo contato. Pelo que entendi, sempre que vc pluga o teclado numérico, automaticamente o notebook entende que você apertou a tecla NumLock, transformando as letras em números no teclado numérico do notebook certo? Acredito que isso possa ser resolvido com uma atualização do driver do teclado numérico. Para tal, acesse o site da Multilaser e procure pelo modelo do seu teclado numérico. Baixe o driver correspondente e re-instale o mesmo. Acredito que isso possa resolver. Caso contrario, entre em contato com o suporte da própria Multilaser, eles devem ter mais dados a respeito do problema e poderão auxilia-la na correção do problema. Espero ter ajudado. Att. Equipe ELGSCreen.

  5. Olá. estou precisando urgente de ajuda. Até ontem meu teclado funcionava a letra K. Hoje não mais.
    Meu nootebooK é um asus x450L. Esta configurado com a ABNT2. Ja soprei para ver se era sujeira e nada.
    Por gentileza qual seria a forma de resolver essa situação?

    1. Olá Nilze. Obrigado pelo contato.

      Neste caso, como apenas uma tecla esta falhando, é bem provável que seja um problema mecânico na tecla. Veja neste post como tentar corrigir esse tipo de problema. Espero que seja possível a correção! Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

  6. (estou sem virgula ponto e dois pontos me perdoe o português)Olá me chamo Roberta e eu fiz este procedimento

    -Menu iniciar
    -painel de controle
    -cliquei em Relógio Idioma e Região
    -Depois fui em Idioma e cliquei em adicionar um idioma
    -Percebi que havia o Idioma Portugues (Brasil)
    -ao lado de português brasil eu cliquei em opcões
    -havia métodos de entrada e logo em baixo havia ”Português (Brasil ABNT)
    – CLIQUEI logo do lado que havia escrito ”adicionar um método de entrada” e procurei o teclado ”Português (Brasil ABNT2) Layout de teclado virtual apertei selecionei e adicionei

    Mesmo assim as teclas Ponto Final Virgula Ponto-e-virgula dois pontos e C cedilha não funcionam mesmo com todas essas configuracões me ajuda porquê ja estão me chamando de analfabeta por não usar essas teclas não por n querer e sim por não poder

    Obrigada por ler até aqui espero ajuda

    1. Olá Roberta, bom dia. Obrigado pelo contato.

      Vamos lá. O teclado de uma hora pra outra passou a não funcionar, correto? Pode ser que esteja havendo algum defeito efetivamente no teclado, já que você tentou alterar as configurações de linguagem e não foi efetivo. Para nos certificarmos, podemos efetuar alguns testes. Dê uma olhada nesse post, que demonstra o passo a passo de testes que ajudam a identificar o problema com o seu teclado. Após isso, retorne com o resultado por favor. Aguardo seu contato. Att. Equipe ELGScreen

        1. Olá Inez. Você sabe informar o modelo do seu notebook para que possamos te ajudar a encontrar o teclado correto? Aguardamos o seu retorno. Att. Equipe ELGScreen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *