Segurança Online

Dicas importantes para efetuar uma compra online com segurança – Parte 5

0 Flares 0 Flares ×

Seguimos com a última parte de nossa dicas para efetuar uma compra online com segurança.

Caso não tenha lido as dicas anteriores, basta clicar nos links abaixo:

Dicas importantes para efetuar uma compra online segura – Parte 1

Dicas importantes para efetuar uma compra online segura – Parte 2

Dicas importantes para efetuar uma compra online segura – Parte 3

Dicas importantes para efetuar uma compra online segura – Parte 4


Spam_435

17 – Cuidados com sites de compras coletivas

Sites de compras coletivas podem ser uma forma interessante de conseguir descontos em produtos ou de conhecer restaurantes, por exemplo. Mas esse tipo de serviço é alvo de muitas reclamações, por isso, também requer cuidados adicionais, entre eles:

– a loja deve informar claramente as condições de uso do cupom, como período de uso e validade ou não para datas comemorativas. Você, na condição de consumidor, deve prestar atenção em todas elas;

– verifique se há taxas extras que possam diminuir as vantagens da oferta, como cobrança de entrega de cupom;

– pesquise sobre o fornecedor do serviço ou produto para saber se há reclamações excessivas ou não resolvidas contra a empresa. Se houver, não compre o cupom, por mais vantajoso que lhe pareça;

– sites de compras coletivas costumam oferecer preços muito atraentes, mas mesmo assim é recomendável desconfiar de ofertas extremamente vantajosas.

18 – Evite aborrecimentos: se o preço estiver claramente errado, não tente tirar proveito

Por falha humana ou erro de sistema, uma loja on-line pode colocar um preço muito baixo para determinado produto. Geralmente, é possível saber quando isso está acontecendo porque a notícia se espalha muito rápido, especialmente nas redes sociais.

Se isso acontecer, não tente tirar proveito. Há vários casos no Brasil de consumidores que fizeram compras nesta situação, tiveram o pedido cancelado pela loja e, ao recorrerem à Justiça, perderam o processo pelo fato de o juiz ter considerado o ato como má fé.

19 – Não faça compras a partir de e-mails não solicitados (SPAM)

Se você recebeu um e-mail promocional de uma loja da qual você não é cliente (ou é, mas você não autorizou o envio de mensagens do tipo), não faça a compra: você está diante de um SPAM, isto é, de um e-mail não solicitado.

Esta prática é deveras prejudicial à internet e, ao aceitá-la, você está incentivando a sua continuação. Além disso, as chances de que você se torne vítima de golpes on-line ao fazer compras a partir destas mensagens são consideravelmente grandes.

20 – Fuja de produtos “Xing-Ling”

A oferta de itens de marcas desconhecidas ou que imitam produtos famosos – como o iPhone – é muito alta no Brasil. Quase sempre, estes itens têm qualidade duvidosa e a sua venda não é permitida no país, indicando que a loja que o comercializa pode ter atividades irregulares e, portanto, prejudiciais ao consumidor. Assim, é recomendável evitar este tipo de produto.

Informação é segurança

Apesar de todos os cuidados, problemas podem ocorrer, por isso é importante conhecer os seus direitos. O Código de Defesa do Consumidor é bastante rigoroso, além disso, há várias entidades de auxílio e orientação ao consumidor, entre elas, o PROCON (o link aponta para o PROCON de São Paulo, mas há unidades em todo o Brasil), o IDEC e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Reserve algum tempo para consultar estes sites, pois consumidor bem informado é consumidor respeitado.

Não se esqueça de guardar e-mails emitidos pelas lojas, comprovantes de pagamento, notas fiscais ou qualquer outro documento ou comunicado referente às suas compras. Estes itens comprovam o compromisso assumido pela empresa com você e podem ser úteis em reclamações e processos judiciais.

Agora basta colocar em prática as ações indicadas e suas compras serão feitas com total segurança!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *