Segurança

Dicas importantes para efetuar uma compra online segura – Parte 1

0 Flares 0 Flares ×

Há motivos de sobra para se efetuar uma compra online: não é necessário lidar com vendedores inconvenientes; você não precisa encarar filas enormes para pagar; pode-se pesquisar pelo melhor preço de um produto rapidamente; você pode comprar no horário que quiser; não raramente, é mais fácil encontrar o item que você precisa; entre outros.

Entretanto, uma compra online pode tornar-se uma grande dor de cabeça, caso alguns detalhes não sejam observados. Por isso, iniciamos hoje aqui no Blog da ELGScreen uma série de posts sobre segurança na hora de efetuar uma compra online. Vamos as primeiras dicas:

1 – Compare preços e características antes de efetuar a compra online. 

Um determinado produto pode ter preços e características que variam bastante de um site de comércio eletrônico para outro. Por isso, é de extrema importância na hora de efetuar a compra, pesquisar valores e ficar atento as características dos produtos, qualidade, prazos de entrega, garantia, etc. Você também pode buscar a opinião de outros compradores em relação ao produto e conhecer a avaliação da loja em vários quesitos, como atendimento pós-venda ou política de devolução. Existem diversos sites que oferecem informações ao comprador, como o Ebit ou Reclame Aqui, por exemplo.

2 – Verifique se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço

Em maio de 2013, entrou em vigor o Decreto Federal nº 7962/13, que determina uma série de obrigações para o e-commerce no Brasil, entre elas, que a loja on-line informe em local visível número de CNPJ, endereço físico e número de telefone.

Se um site de comércio eletrônico atuante no Brasil não estiver seguindo a lei, é recomendável não seguir com a compra, mesmo que os preços sejam atraentes. Ora, se a loja não oferece informações básicas de contato e oculta detalhes de suas operações, as chances são consideravelmente grandes de haver alguma coisa errada ali.

3 – Loja nenhuma existe para ter prejuízo: desconfie de preços muito abaixo da média

Se você quer comprar o último modelo do iPhone e sabe que o preço médio deste produto no Brasil é, digamos de 2.500 reais, não faz sentido encontrá-lo à venda pela metade do preço. Por este motivo, desconfie imediatamente de ofertas muito generosas, mesmo que anunciadas como promoção.

É necessário levar em conta que o preço de um produto sofre influência de vários fatores, como custo de fabricação, impostos, gastos com transporte e assim por diante. Logo, uma oferta muita generosa resultaria em prejuízo para a loja e, como você sabe, nenhum negócio existe para resultar em perda de dinheiro.

Assim, tome bastante cuidado ao se deparar com preços muito abaixo do que é praticado pelo mercado. No final das contas, você pode acabar adquirindo um produto falsificado ou de procedência ilegal e, portanto, sem garantia ou suporte do fabricante. Além disso, os riscos de você ser vítima de uma fraude e nunca receber o produto são consideravelmente grandes.

4 – Prazo de entrega longo ou não informado? Cuidado!

Você está olhando uma categoria de produtos – por exemplo, aparelhos de Blu-ray -, quando percebe que determinado modelo está com prazo de entrega de 20 dias enquanto os demais têm este período fixado entre 3 e 5 dias úteis. Cuidado: isso pode ser um sinal de que a empresa não possui o item em estoque e provavelmente tentará obtê-lo junto a um fornecedor.

Se você conhece os serviços da loja, a considera confiável e não tem pressa, vá em frente – a espera pode ser longa, mas o preço compensa. Do contrário, tente comprar o produto em outro site, mesmo que o preço seja um pouco maior, pois a loja pode superar o prazo ou simplesmente não conseguir encontrar o item.

Fique atento também quando o prazo de entrega não é informado ou é confuso, uma vez que a loja tem obrigação de fornecer esta informação de maneira clara. Pode ser que o prazo aumente um pouco no momento de fechamento do pedido por conta da forma de pagamento escolhida, especialmente se esta for boleto bancário. Mas, se no término da compra o prazo aumentar muito – de cinco dias para três semanas, por exemplo -, pode haver algum problema na loja ou até mesmo má fé.

Amanhã continuaremos nossa série com mais dicas! Não perca!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

4 thoughts to “Dicas importantes para efetuar uma compra online segura – Parte 1”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *