Skip to main content
Detalhe de uma placa de circuitos.

Componentes do PC: quais os cuidados exigidos pelas peças

0 Flares 0 Flares ×

Os componentes do PC são peças complexas e cheias de circuitos. Portanto, é recomendado tomar cuidado na hora de manipular esse tipo de hardware, a fim de evitar problemas no futuro.

Para assistências técnicas de informática, as precauções são essenciais para entregar serviços de qualidade e não danificar os equipamentos dos clientes. Neste post, apresentamos os cuidados necessários ao manusear essas peças de hardware. Boa leitura!

Principais cuidados ao manusear os componentes do PC

Entre os principais itens que fazem parte de um setup convencional, podemos inserir a fonte de alimentação, a CPU, a placa de vídeo, o disco rígido (HD), as ventoinhas de refrigeração (fans), a memória RAM e os cabos e conectores desses elementos.

Quando falamos dos cuidados ao manipular esses equipamentos, é essencial ter em mente que os principais componentes são constituídos de materiais condutores de eletricidade e possuem muitos pontos de contato em seus circuitos.

As peças de hardware do computador, portanto, podem ser afetadas por descargas de energia elétrica. Uma das maiores ameaças é a eletricidade estática que carregamos no corpo.

Ela é resultado de um fluxo de elétrons instáveis, que não encontram caminho para um ponto de isolamento, conhecido como “terra”. Para visualizar esse fenômeno, podemos analisar um clássico experimento de física.

Na escola, quando os professores pedem para os alunos esfregarem um pente no cabelo, durante alguns segundos, o atrito com o corpo faz com que alguns desses elétrons instáveis entrem em contato com o acessório.

Então, ao aproximar o pente de alguns pedaços de papel, é possível observar que alguns deles grudam no objeto, por causa da diferença de polaridade entre os papéis e o acessório, carregado de eletrostática.

Esse fenômeno acontece a todo momento. Porém, ao lidarmos com componentes do PC, uma possível descarga saindo do corpo e atingindo a peça pode causar danos à vida útil do hardware. Por isso, é fundamental utilizar equipamentos para prevenir o contato direto com esses elementos.

Placas de circuito com contatos à mostra.
Nos componentes internos, os pontos mais sensíveis são os contatos (dourados) e as conexões entre os chips e a placa de circuito (prateados).

Limpeza

Um dos serviços comumente prestados nas assistências técnicas de informática é a limpeza de componentes. Nesse sentido, é importante aplicar cuidados com computadores e notebooks.

No caso de limpezas superficiais, uma das melhores formas de trabalhar as peças é utilizar um compressor de ar. Dessa forma, não existe contato direto com o componente, diminuindo as chances de contaminação.

Quando for necessária a aplicação de produtos de limpeza, é importante evitar o uso de compostos com água. Isso porque ela contém sais que também são condutores de eletricidade.

Para eletrônicos, existem líquidos específicos, como o álcool isopropílico, que não traz água em sua composição, tornando-o mais adequado para limpar componentes do PC.

Outra característica do álcool é a sua alta volatilidade. Essa propriedade química significa que o líquido vai evaporar com facilidade, mesmo à temperatura ambiente. Isso ajuda a secar mais rapidamente as peças de hardware, após a aplicação.

Armazenamento

É preciso tomar muito cuidado com o armazenamento de componentes eletrônicos, para que eles não sofram com possíveis condições do ambiente, principalmente na questão eletrostática.

Um erro clássico de quem está manipulando algum tipo de placa acontece quando, após o componente ser retirado do pacote, ele é colocado sobre a embalagem, geralmente algum plástico antiestático.

Esses materiais impedem a formação de eletricidade estática, protegendo o equipamento. Porém, em sua composição, apenas o lado de dentro é isolado, uma vez que a camada de fora do plástico é condutora, justamente para desviar essa energia.

Portanto, ao deixar uma placa-mãe, por exemplo, sobre esse lado do plástico antiestático, é possível que o componente sofra com descargas de eletrostática, trazendo danos e redução de sua vida útil.

Gabinete de computador aberto e empoeirado.
Os principais componentes eletrônicos estão sujeitos às condições do ambiente e devem ser armazenados da forma correta, para não acumularem sujeiras.

Descarga eletrostática

Uma técnica para prevenir a eletrostática do corpo de afetar os componentes do PC é descarregar, de tempos em tempos, a eletricidade estática do corpo.

Isso pode ser feito de diversas formas. Por definição, precisamos criar um caminho para que a energia flua para fora do nosso corpo. Para isso, é comum utilizar uma fonte de alimentação conectada à tomada, porém desligada.

Ao encostar em algum objeto metálico, que não esteja isolado do chão, provocamos uma descarga eletrostática, permitindo que nossas mãos encostem nas peças de hardware sem causar problemas.

A dificuldade desse método está no fato de que, no tempo de alguns minutos, o corpo pode se carregar novamente. Portanto, é necessário repetir o processo de encostar na fonte.

Equipamentos de segurança

Para prevenir danos aos principais componentes do PC, uma das formas mais eficazes é a utilização de equipamentos de segurança, que vão eliminar as preocupações durante os procedimentos.

Luvas

O item mais básico são as luvas isolantes. Além de segurar as descargas eletrostáticas, elas ajudam a bloquear as sujeiras e gorduras dos dedos da mão de entrarem em contato com o hardware.

Um argumento contra a utilização de luvas é a limitação de movimentos que elas podem causar. Porém, com tempo de prática, é possível inserir o seu uso no dia a dia de uma assistência técnica, pelo menos nas operações mais delicadas.

Manta antiestática

Esse equipamento é utilizado sobre as bancadas dos técnicos de informática. Feita de material isolante, a manta antiestática vai estabelecer uma superfície de contato segura para o manuseio dos componentes do PC.

Além disso, ao escolher um produto de coloração mais clara, a localização das peças de hardware na mesa também vai ficar mais fácil, uma vez que a maioria delas possui cores mais escuras.

Mesa de trabalho com manta eletrostática para proteção dos componentes.
A manta eletrostática cria uma superfície segura para garantir o cuidado com as peças de um computador ou notebook.

Pulseira antiestática

O terceiro acessório indicado é a pulseira antiestática. Trata-se de um cordão com uma resistência elétrica conectada, que pode ser preso ao pulso, tornozelo ou outras partes do corpo.

Esse equipamento possui um cabo com um jacaré na ponta, que deve ser conectado a uma fonte de energia, novamente desligada e plugada na tomada. O princípio de funcionamento é o mesmo da descarga eletrostática.

No caso da pulseira, uma vantagem é não precisar lembrar de encostar para descarregar a energia acumulada no corpo, já que este estará em contato constante.

Por que adotar cuidados com componentes do PC?

Os consertos e reparos de computadores e notebooks exigem cuidados especiais. Equipamentos de terceiros devem ser manuseados com atenção, evitando diversas dores de cabeça. 

Problemas a longo prazo

Grande parte dos problemas com descargas de energia, sujeiras dos dedos e falhas dos técnicos não provocam danos de imediato nos equipamentos. A longo prazo, porém, esses erros podem se acumular e resultar em problemas maiores, como quedas significativas de desempenho do hardware.

Esse tipo de consequência é especialmente prejudicial para componentes mais caros, como, por exemplo, alguns tipos de placa, como GPUs e motherboards topo de linha. 

Componentes queimados

Casos extremos de erro no manuseio de equipamentos eletrônicos podem resultar na sua completa inutilização. Um componente queimado significa mais prejuízo para o cliente e a assistência técnica.

Portanto, é preciso evitar ao máximo essas situações, que obrigam a substituição das peças de hardware danificadas.

Avaliação dos clientes

Um dos pontos essenciais para o sucesso de uma assistência técnica de informática é a opinião dos clientes. Diante de um serviço de qualidade, uma avaliação positiva pode significar indicações e a atração de mais pessoas.

Banner para o e-book "Como atrair clientes para sua assistência técnica".

Porém, uma falha decorrente do manuseio incorreto de um componente do computador pode ter o efeito contrário, afastando clientes e gerando repercussão negativa para a empresa.

Os cuidados exigidos na manutenção de peças de hardware procuram evitar falhas provenientes de descargas eletrostáticas e substâncias prejudiciais para a vida útil desses itens.

Para manter a proteção na hora de manusear, técnicos de informática podem utilizar ferramentas e procedimentos para evitar possíveis contatos indevidos, criando ambientes seguros para a realização dos reparos.

A ELGScreen oferece um catálogo com os principais componentes de PC, além de acessórios e ferramentas para a manutenção de computadores e notebooks. Clique no banner para conhecer o site!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *