Detalhe de uma CPU Intel i9.

Como substituir a pasta térmica do processador

0 Flares 0 Flares ×

O processador é um dos componentes mais importantes para um computador. A CPU concentra os cálculos principais do PC e é determinante para um bom desempenho nas tarefas.

Na manutenção de notebooks, principalmente limpezas, saber como trocar a pasta térmica do processador de forma correta é essencial. Continue a leitura para entender como realizar esse tipo de manutenção e todos os cuidados necessários!

Qual a função da pasta térmica?

A pasta térmica é, basicamente, um líquido espesso que fica em contato direto entre a CPU e o seu cooler, com a função de evitar o superaquecimento do processador.

Esse líquido pode ter várias composições diferentes. A pasta branca, mais comumente usada, é uma mistura de silicone com óxido de zinco. Outros tipos incluem combinações com outros metais, como cobre, aço ou alumínio. Essas apresentam colorações diferentes e são menos utilizadas.

A pasta térmica atua preenchendo os espaços vazios entre esses dois componentes. Geralmente ocupados por ar, essas lacunas atrapalham a boa condução de calor entre CPU e cooler.

Como substituir a pasta térmica do processador

O serviço de limpeza de notebooks e PCs é comum para o segmento de assistências técnicas de informática, em especial quando se faz manutenção em equipamentos mais antigos. A técnica para trocar a pasta térmica do processador é simples, mas exige cuidado e atenção aos detalhes.

Banner para o e-book "Como atrair clientes para sua assistência técnica".

Podemos resumir o processo de manutenção desse componente em três etapas principais:

1. Remoção do cooler

Toda CPU possui um cooler dedicado a manter esse componente refrigerado. Para separar essas duas peças, basta remover os parafusos de fixação e, com cuidado, separar o cooler da CPU.

2. Limpeza dos resíduos da pasta térmica

A limpeza pode ser realizada com a aplicação de um solvente. Várias substâncias podem ser utilizadas, inclusive alguns itens que são fáceis de encontrar em casa:

  • Álcool Isopropílico, de concentração 70% ou 90%
  • Álcool gel para higienizar as mãos (70%, em geral)
  • Acetona para remoção de esmaltes
Pessoa limpando uma placa-mãe com luvas.
Remover a pasta térmica exige cuidado e materiais adequados, para não danificar esse componente.

Após aplicar uma quantidade de solvente suficiente para cobrir a região do processador (e do cooler, quando esse também estiver em limpeza), basta deixar o produto agir por um ou dois minutos. Em seguida, utilizando um guardanapo de papel – ou um filtro de café descartável, por exemplo –, é possível fazer a remoção total da pasta térmica.

3. Instalação da nova camada no contato

Depois de retirar a pasta térmica antiga, chegou a hora de aplicar a nova camada. Em geral, costuma-se aplicar o líquido no centro do processador, em uma quantidade equivalente a “um grão de arroz”.

O próximo passo é recolocar os parafusos de fixação e, antes de dar o aperto final, movimentar suavemente o cooler sobre o processador, para garantir que a pasta térmica ficará bem espalhada na CPU.

Aplicação de pasta térmica no processador.
A quantidade recomendada de pasta térmica para aplicar na CPU é o equivalente a um “grão de arroz”.

Por que fazer a manutenção da pasta térmica?

Em geral, uma pasta térmica é produzida para durar por vários anos sem precisar ser substituída. Porém, dependendo da sua composição, pode haver perdas de eficiência com o passar do tempo.

Uma diminuição na capacidade de manter a temperatura de operação em níveis aceitáveis resulta em um desempenho inferior do processador, que é programado para reduzir sua performance sempre que a temperatura se aproximar de um limite crítico, para evitar danos maiores ao componente.

Dessa forma, a manutenção da pasta térmica e a sua correta substituição são fundamentais para manter um bom funcionamento do PC.

A ELGScreen é uma loja virtual que atende técnicos e profissionais de assistências técnicas de informática. Com uma seleção de acessórios para notebook, estão disponíveis, também, acessórios para reparos de manutenção. Clique no banner para conferir!

Banner para a página de acessórios do site da ELGScreen.
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *