O processador é um dos componentes mais importantes para um computador. A CPU concentra os cálculos principais do PC e é determinante para um bom desempenho nas tarefas.
Na manutenção de notebooks, principalmente limpezas, saber como trocar a pasta térmica do processador de forma correta é essencial. Continue a leitura para entender como realizar esse tipo de manutenção e todos os cuidados necessários!
Qual a função da pasta térmica?
A pasta térmica é, basicamente, um líquido espesso que fica em contato direto entre a CPU e o seu cooler, com a função de evitar o superaquecimento do processador.
Esse líquido pode ter várias composições diferentes. A pasta branca, mais comumente usada, é uma mistura de silicone com óxido de zinco. Outros tipos incluem combinações com outros metais, como cobre, aço ou alumínio. Essas apresentam colorações diferentes e são menos utilizadas.
A pasta térmica atua preenchendo os espaços vazios entre esses dois componentes. Geralmente ocupados por ar, essas lacunas atrapalham a boa condução de calor entre CPU e cooler.
Como substituir a pasta térmica do processador
O serviço de limpeza de notebooks e PCs é comum para o segmento de assistências técnicas de informática, em especial quando se faz manutenção em equipamentos mais antigos. A técnica para trocar a pasta térmica do processador é simples, mas exige cuidado e atenção aos detalhes.

Podemos resumir o processo de manutenção desse componente em três etapas principais:
1. Remoção do cooler
Toda CPU possui um cooler dedicado a manter esse componente refrigerado. Para separar essas duas peças, basta remover os parafusos de fixação e, com cuidado, separar o cooler da CPU.
2. Limpeza dos resíduos da pasta térmica
A limpeza pode ser realizada com a aplicação de um solvente. Várias substâncias podem ser utilizadas, inclusive alguns itens que são fáceis de encontrar em casa:
- Álcool Isopropílico, de concentração 70% ou 90%
- Álcool gel para higienizar as mãos (70%, em geral)
- Acetona para remoção de esmaltes

Após aplicar uma quantidade de solvente suficiente para cobrir a região do processador (e do cooler, quando esse também estiver em limpeza), basta deixar o produto agir por um ou dois minutos. Em seguida, utilizando um guardanapo de papel – ou um filtro de café descartável, por exemplo –, é possível fazer a remoção total da pasta térmica.
3. Instalação da nova camada no contato
Depois de retirar a pasta térmica antiga, chegou a hora de aplicar a nova camada. Em geral, costuma-se aplicar o líquido no centro do processador, em uma quantidade equivalente a “um grão de arroz”.
O próximo passo é recolocar os parafusos de fixação e, antes de dar o aperto final, movimentar suavemente o cooler sobre o processador, para garantir que a pasta térmica ficará bem espalhada na CPU.

Por que fazer a manutenção da pasta térmica?
Em geral, uma pasta térmica é produzida para durar por vários anos sem precisar ser substituída. Porém, dependendo da sua composição, pode haver perdas de eficiência com o passar do tempo.
Uma diminuição na capacidade de manter a temperatura de operação em níveis aceitáveis resulta em um desempenho inferior do processador, que é programado para reduzir sua performance sempre que a temperatura se aproximar de um limite crítico, para evitar danos maiores ao componente.
Dessa forma, a manutenção da pasta térmica e a sua correta substituição são fundamentais para manter um bom funcionamento do PC.
A ELGScreen é uma loja virtual que atende técnicos e profissionais de assistências técnicas de informática. Com uma seleção de acessórios para notebook, estão disponíveis, também, acessórios para reparos de manutenção. Clique no banner para conferir!
