como fazer backup de notebook

Como fazer backup do notebook?

0 Flares 0 Flares ×

Seja para formatar o computador ou simplesmente para liberar espaço na máquina, aprender como fazer backup do notebook é importante para todos os usuários.

Não há um consenso de quando a formatação precisa acontecer. O que todos concordam é que depende do tempo e da forma de utilização do seu notebook, além de situações críticas como muitos vírus, prevenção contra sequestro de dados ou pane geral. Mais que criar um backup para formatar, fazê-lo é também uma forma de garantir que em uma emergência você com certeza terá acesso aos seus dados.

Confira as nossas dicas para fazer backup do notebook.

Escolha o que será salvo

Antes de tudo, decida quais arquivos você pretende salvar. Isso vai depender da importância deles e de onde você pretende fazer o backup. Itens como documentos, comprovantes e outros arquivos que não podem, de forma alguma, serem perdidos devem ser salvos primeiro.

Se você pretende fazer backup de notebook de empresas ou usados no trabalho, o cuidado deve ser redobrado. Documentos longos, contratos, e-mails salvos, dados significativos, bancos de dados de sistemas e outros arquivos similares não podem ser perdidos.

Além de arquivos prioritários, lembre-se de fazer cópias de arquivos com valor sentimental. Fotos, vídeos e antigos projetos podem entrar nessa categoria.

Dispense arquivos desnecessários, como instaladores de programas e pastas do sistema. Caso tenha o costume de comprar música, jogos e vídeos, cheque a possibilidade de baixar novamente da loja depois. Se for possível, não há necessidade de realizar o backup desses arquivos.

Organize em pastas

Se seus arquivos ainda não são bem organizados, essa é hora de deixar tudo em ordem. Caso você já tenha um método de organização, aproveite para criar outro sistema mais adequado para o backup.

Em primeiro lugar, crie “pastas-mestre” para cada assunto. Por exemplo: trabalho, pessoal, faculdade e o que for necessário. Dentro delas, crie outras pastas com datas dos arquivos, por ano ou mês. Uma sugestão é separar por tipo de arquivo: uma pasta para documentos, outra para imagens, uma para arquivos PDF, etc.

Esse sistema lhe ajudará a localizar os documentos após o backup. Outra dica é renomear os arquivos com títulos padronizados. Evite salvar como “sem título” ou códigos extensos – um padrão de nomes de arquivos ajudará não apenas no backup, mas também no seu dia a dia.

Salve na nuvem ou em mídia externa

Na hora de escolher onde salvar seu backup, tudo dependerá da quantidade de arquivos.

Por um lado, salvar em mídia externa tem a vantagem de possuir o backup de forma offline. Porém, hardwares externos podem dar problema ou corromper arquivos com mais facilidade.

Se essa for a sua escolha, é recomendado utilizar um HD externo ou cartão SD com grande capacidade. Esses dispositivos são mais estáveis e menos propensos a erros do que pendrives, por exemplo, e possuem maior capacidade de armazenamento. Guarde essa mídia externa com cuidado, em um lugar seguro e não propenso à umidade e quedas.

Salvar na nuvem tem como vantagens a segurança e praticidade. Quando precisar dos arquivos, é só baixar – ou ainda sincronizar automaticamente. Serviços como Google Drive, Dropbox e MEGA são os mais usados na hora de escolher como fazer backup online do notebook.

A desvantagem é o espaço gratuito limitado e o tempo que leva para subir grandes quantidades de arquivos. Caso precise de mais espaço de armazenamento, é necessário contratar o serviço.

Fazendo um backup completo

Ao formatar o computador, é interessante saber como criar backup do notebook completo, com todos os arquivos, drivers e dados. Se você usa Windows 10 ou Windows 8.1, o processo é simples e rápido.

Os dois sistemas operacionais da Microsoft contam com uma ferramenta de backup nativa. Para usá-la, você precisará de um HD externo ou diversos DVDs em branco. Confira os passos:

Abra o Painel de Controle e clique em “Histórico de Arquivos”.

como fazer backup de notebook - tutorial 01

Dentro dessa opção, selecione “Backup de Imagem do Sistema”, na parte inferior do menu disponível do lado esquerdo da tela.

Agora, clique em “Configurar backup” para iniciar o processo. Uma nova janela será aberta, mostrando as unidades disponíveis para fazê-lo. Alternativamente, é possível fazer o backup em rede, caso você ou sua empresa conte com um servidor.

Nesse momento, será possível escolher se deseja fazer um backup automático ou selecionar manualmente o que deve ser salvo. O automático salvará arquivos de dados de suas bibliotecas, área de trabalho e pastas padrão do Windows, além da imagem do sistema. Na opção manual, você deve selecionar quais arquivos devem ser salvos e se criará uma imagem do sistema.

Depois de selecionar a opção desejada, é só esperar o processo ser concluído. É importante notar que esse procedimento pode demorar minutos ou horas para terminar – o que determina o tempo necessário é a quantidade de arquivos a ser salva.

Lembre-se que esse tipo de backup é salvo em formato de “bloco”. Não é possível extrair apenas alguns arquivos dele, por isso, só é recomendado para quando você precisa de todos os arquivos e uma imagem do sistema.

Aprender como fazer backup de notebook é essencial para quem possui dados importantes no HD. Com ele, você fica mais tranquilo e seguro!

Leia também:

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *