Skip to main content
Pessoa segurando cartão de crédito em frente ao PC.

Como cobrar por serviços de informática: 4 dicas práticas!

0 Flares 0 Flares ×

Uma assistência técnica de informática possui algumas particularidades quando se trata da cobrança pelos serviços prestados. Essas dificuldades se devem ao fato de que, diferentemente de uma venda, o conserto de um equipamento demandará horas de trabalho, juntamente com as peças e componentes necessários.

Além disso, cada serviço terá suas características, dependendo do estado em que se encontra o dispositivo que será consertado. Por isso, para ajudar nesse processo, reunimos quatro dicas práticas sobre como cobrar por serviços de informática. Confira!

1. Analise os preços praticados pela concorrência

Quando uma empresa já possui experiência em gestão, as decisões de cobrança pelos serviços se tornam mais rápidas, justamente pelo conhecimento acumulado ao longo do tempo.

Entretanto, esses parâmetros podem não estar consolidados. Dessa forma, analisar os preços dos serviços cobrados por empresas concorrentes pode ser uma boa referência.

2. Considere a qualidade dos serviços

No debate sobre como cobrar pelos produtos e serviços em uma pequena empresa, por exemplo, é preciso ter em mente que apenas o preço não definirá a decisão do cliente. Nesse assunto, a qualidade é um fator muito importante.

No setor de assistências técnicas em informática, os clientes buscam — além do orçamento — por confiança. Portanto, um serviço que dê a garantia de qualidade esperada pelo consumidor tem mais chances de conquistar seu espaço.

Detalhe de um equipamento desmontado.
O nível da qualidade incorporada nos serviços de uma assistência técnica vai refletir nos preços, mas não deve ser deixado em segundo plano.

Dessa forma, é importante equilibrar preço e qualidade, e não buscar apenas diminuir os valores. Definido um nível de serviço, peças e tempo de espera, tenha em mente que o orçamento deverá ser compatível.

3. Calcule todos os custos envolvidos

Uma das etapas primordiais no processo de definir a melhor forma de cobrar por serviços de informática é conhecer e detalhar todos os custos envolvidos. Esses podem ser categorizados, de forma simples, em: custos fixos, de matéria-prima e de mão de obra.

Custos fixos

Dizem respeito ao que está envolvido no funcionamento da empresa, independentemente da quantidade de atendimentos prestados no mês. Eles podem incluir aluguel de imóvel, custos administrativos e contas recorrentes como água, luz e Internet, por exemplo.

Matéria-prima

Nessa categoria, estão inclusos gastos com peças e ferramentas utilizadas nos reparos, bem como materiais de limpeza dos componentes eletrônicos, entre outros.

Uma opção para otimizar as compras desses itens é procurar negociar com fornecedores, buscando melhores ofertas e prazos.

A ELGScreen oferece vantagens para empresas parceiras, como atendimento personalizado, condições diferenciadas de pagamento e descontos especiais. Clique aqui para conhecer mais sobre esse modelo de parceria!

Banner para página de parcerias com revendedores

Por fim, o custo de mão de obra refere-se ao salário dos técnicos de informática.

4. Mantenha um histórico

A última dica é manter um registro dos preços praticados, montando um histórico de cada serviço prestado.

Ao registrar todos os atendimentos realizados, será possível encontrar um padrão, de acordo com a complexidade e o tempo investidos em cada um desses serviços.

Posteriormente, uma análise desse histórico pode ajudar a encontrar um preço ideal para cada categoria de serviço e também na precificação dos trabalhos futuros, além de contribuir para um melhor planejamento de recursos.

Arquivo de documentos físicos.
Com a digitalização dos bancos de dados, o espaço necessário para manter os registros diminuiu exponencialmente.

É importante ressaltar, por exemplo, que não existe uma resposta exata para a pergunta “Quanto cobrar para formatar um PC?”.

A precificação dos serviços de uma assistência técnica de informática é um desafio para a maioria das empresas. Com o tempo e a experiência, a maturidade adquirida pelo negócio proporcionará mais segurança na hora de cobrar por um serviço, a partir do momento em que a empresa já se encontra consolidada entre seus clientes.

Portanto, vale destacar a importância de buscar informações para auxiliar nesse processo de decisão, principalmente quando a assistência técnica está iniciando suas atividades.

Preencha o formulário e receba nossas dicas exclusivas! Os conteúdos são entregues, toda semana, diretamente em sua caixa de entrada de e-mail.

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *