Skip to main content
Notebook com tela de configuração aberta.

Como alterar o DNS do computador?

0 Flares 0 Flares ×
Banner para o e-book "Como atrair clientes para sua assistência técnica".

A vida das pessoas depende cada vez mais da conectividade. Por isso, estamos sempre em busca de melhores conexões de Internet, seja por meio de roteadores mais potentes ou planos mais robustos.

Nesse contexto, existem alguns meios de melhorar a conectividade, sem precisar mexer no hardware, apenas alterando algumas configurações de rede do computador. Continue a leitura para saber como alterar o DNS do PC e de que forma ele pode melhorar a sua conexão com páginas da Internet!

Vale lembrar que, antes de fazer qualquer alteração desse tipo, é importante pesquisar se ela é válida para a situação em que aquele computador se encontra. Para redes de trabalho, por exemplo, modificar o servidor de DNS pode estar fora dos regulamentos da empresa e, dessa forma, deve ser evitado.

O que significa DNS e para que ele serve?

DNS é a sigla para Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios. Para entender como ele atua, precisamos pensar no conceito de endereços de IP, que é a sequência de números que identifica um website.

Cada página possui um número próprio. O site do Google, www.google.com, possui o endereço de IP 216.58.208.100, por exemplo. Experimente digitar essa sequência de números na barra de endereços, para verificar o que será carregado na tela.

No dia a dia, porém, não inserimos o endereço de IP na barra do navegador, mas a URL, uma sequência de texto que representa a página que está sendo buscada e que, em geral, começa com um “www”. No entanto, o computador não entende esse tipo de texto diretamente e precisa do endereço de IP (numérico) daquele site para poder localizá-lo e carregar a página.

Notebook com website aberto.
Cada website possui um endereço de IP, que é traduzido em uma URL – o texto que digitamos na barra do navegador.

É aí que entra o papel do Sistema de Nomes de Domínios. O DNS é o meio pelo qual as URLs são “traduzidas” em endereços de IP válidos, que são interpretados pelo computador e nos direcionam até a página desejada.

Essa interpretação ocorre da seguinte forma: após digitar o endereço em formato de texto, o servidor DNS atuante vai procurar aquela URL por vários registros até encontrar o endereço de IP correspondente.

Na Internet, não existe apenas um serviço de DNS. Várias empresas possuem seus servidores próprios, oferecendo esse serviço gratuitamente, na maioria das vezes. Uma delas é a própria Google.

Dependendo do DNS escolhido, a velocidade de carregamento de páginas pode variar de maneira significativa. Portanto, configurar um servidor mais eficiente pode, de fato, aumentar o desempenho da sua conexão.

Como alterar o DNS do computador

Para alterar o DNS do computador, o processo é simples. Por padrão, os protocolos de IP dos computadores ficam configurados em modo automático, ou seja, sem especificar o servidor DNS.

Para usuários de Windows, basta acessar Painel de Controle > Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento.

Screenshot da tela de conexões do Windows.

Após localizar a conexão ativa, clique com o botão esquerdo do mouse para acessar as Propriedades.

Screenshot da tela de status de conexão.

Agora, selecione a linha Internet Protocol Version 4 (TCP/IPv4) e clique novamente para acessar as suas Propriedades.

Screenshot da tela de propriedades de conexão.

Por fim, habilite a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS e digite duas entradas, uma para o servidor principal e outra para um alternativo. Depois disso, é só clicar em OK para concluir o processo.

Screenshot da tela de configurações IPv4 de conexão.

Servidor de DNS: Cloudflare

Como já foi discutido, há vários servidores DNS no mundo. Mas, neste tópico, vamos focar em um específico. A empresa Cloudflare disponibilizou um serviço que tem chamado atenção pela rapidez nas solicitações: o servidor DNS 1.1.1.1.

O site DNS Performance traz uma comparação de desempenho geral para vários servidores DNS, mostrando a opção da Cloudflare como líder no ranking, com um tempo médio de 12,14 milissegundos para cada solicitação.

Os endereços para configurar o servidor de DNS da Cloudflare são:

  • Principal: 1.1.1.1
  • Secundário: 1.0.0.1

Na prática, o que deve ser percebido é uma rapidez maior no começo do carregamento de uma página. Isso acontece porque o servidor de DNS da Cloudflare promete que a tradução entre URL e endereço de IP aconteça de forma mais eficiente, além de possuir um foco na privacidade e segurança dos dados do usuário.

A experiência online depende muito do desempenho da Internet. Nesse post, você aprendeu como alterar o DNS do PC, a fim de melhorar a velocidade de carregamento e, como consequência, obter uma experiência mais satisfatória.

Assine a nossa newsletter para continuar recebendo dicas sobre tecnologia, diretamente por e-mail!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *