como administrar uma assistência técnica

4 dicas para administrar a sua assistência técnica

0 Flares 0 Flares ×

Serviços de assistência técnica de informática se tornam cada vez mais necessários, visto que o uso de computadores no dia a dia, do lazer ao trabalho, torna-se cada vez mais comum. Desde resolver pequenos problemas até trocas de peças, essas organizações ajudam empresas e usuários a manterem-se conectados e em dia com suas obrigações.

Se você deseja abrir ou já possui um negócio nessa área, é necessário saber como administrar uma assistência técnica de informática com qualidade. Confira as nossas dicas!

1. Contratação de equipes

Assim como em qualquer tipo de organização, uma assistência técnica de informática necessita ter uma equipe de qualidade. A contratação de colaboradores deve ser algo pensado e planejado muito antes do anúncio das vagas disponíveis.

O primeiro passo é definir qual perfil de profissional você deseja ter em seu time. A área de formação, experiência e habilidades necessárias são alguns dos traços que agem como “filtros” de quem enviará currículos para a vaga aberta.

Com o perfil montado, é hora de divulgar a vaga. Utilize sites dedicados à divulgação de vagas de emprego, como Indeed e Vagas. Use também as redes sociais – vale a pena, também, criar anúncios pagos nelas, direcionando-os de acordo com o perfil desejado. O Facebook criou um pequeno guia para quem deseja fazer anúncios para os seus negócios, clique aqui para acessá-lo.

O processo seletivo deve ser planejado com grande afinco. Além da entrevista, é recomendado realizar algum tipo de teste. Essa avaliação é uma oportunidade para os candidatos demonstrarem sua habilidade de forma prática, realizando alguma tarefa que estará presente na rotina do contratado.

como administrar uma assistência técnica
O processo seletivo bem planejado é essencial para contratar a equipe ideal

2. Treinamento e retenção de funcionários

Depois da contratação, sua atenção deve ser voltada ao treinamento. O profissional que recebe um treinamento de qualidade se adaptará com mais facilidade e agilidade, justamente por saber o que é esperado dele e como realizar suas tarefas do modo desejado.

O processo de contratação e treinamento não é algo barato ou rápido. Por isso, é importante gerar um esforço em busca da retenção de funcionários, diminuindo a rotatividade de colaboradores. Empregados que permanecem na mesma empresa por um longo tempo são uma grande ajuda, inclusive, no treinamento de novos membros da equipe.

Para estimular a retenção, é necessário mostrar porque é vantajoso permanecer em sua assistência técnica. Montar planos de carreira, estabelecer metas possíveis de serem cumpridas e possibilidade de bônus são boas formas de mostrar que sua empresa valoriza o profissional.

3. Captação de clientes

Um negócio só consegue manter-se vivo e em crescimento com a criação de uma clientela fiel e ao captar novos clientes. Independentemente do tamanho de sua empresa, é fundamental estar por dentro do que seus consumidores em potencial precisam e procuram.

Para conhecer melhor o seu público alvo, converse com quem já é o seu cliente. Uma dica é enviar via e-mail um formulário com perguntas-chave, para assim ter uma ideia mais definida de quais pessoas o seu negócio atrai. Para aumentar a adesão na pesquisa, ofereça algo em troca para o entrevistado, como descontos em produtos ou serviços.

como administrar uma assistência técnica
Lembre-se: oferecer um serviço de qualidade é o primeiro e mais importante passo para captar e manter sua clientela.

A partir do momento que você tem um público-alvo bem definido, você sabe quem buscar. Use anúncios direcionados e esteja presente nos locais (virtuais e reais) que seu público está. Mostre quais são os diferenciais de sua assistência!

4. Criação de um bom estoque

Ter um bom estoque é um dos pontos mais importantes ao aprender como administrar uma assistência técnica com qualidade.

Além disso, oferecer um serviço rápido e eficiente é essencial para o sucesso da sua empresa. Por isso, liste quais são as demandas mais comuns. Troca de telas, fontes e baterias de notebook, teclados, etc.: os serviços mais procurados são um indicativo de quais produtos devem estar em maior quantidade em seu estoque.

Manter o estoque organizado é importante, para evitar compras desnecessárias e economizar. Guarde os produtos de forma segura, principalmente aqueles que são mais frágeis, como telas.

Saiba também quais épocas do ano trazem mais clientes para a sua assistência. Esses períodos exigem um estoque preparado, caso contrário os consumidores procurarão a sua concorrência.

Aprender como administrar uma assistência técnica é um passo importante tanto para quem deseja abrir seu negócio quanto para quem já está presente no mercado.

Quer mais dicas para melhorar a gestão de seu negócio? Baixe nosso e-book com 30 dicas para captar e manter clientes!

como administrar uma assistência técnica - ebook

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *