Comandos do PowerShell que facilitarão a sua vida

0 Flares 0 Flares ×

O PowerShell apareceu como uma alternativa ao Prompt de Comando. Por mais que o Windows seja um dos sistemas que menos dependem do uso de linha de comando, usar comandos do PowerShell pode ser uma mão na roda para solucionar problemas ou facilitar algumas atividades.

A grande diferença entre o PowerShell e o Prompt de comando está na profundidade de suas funções. Por mais que para o usuário comum a diferença seja mais visual, com o PowerShell sendo azul, e seu irmão mais velho, preto, o mais novo é capaz de interpretar comandos criados pelo utilizador com a linguagem C#.

Usar comandos do PowerShell ajuda a otimizar seu tempo e a realizar tarefas simples. Separamos os mais úteis para você. Continue a leitura e confira!

Comando de ajuda para o Windows PowerShell

Antes de começar a “brincar” com os comandos do PowerShell, saiba que existem diferentes maneiras de iniciá-lo. A mais comum é pelo botão Iniciar.

Clique com o botão direito acima do Iniciar e selecione “Windows PowerShell (Admin)”. Você precisa ser administrador do PC para realizar essa ação. Se selecionar a opção “Windows PowerShell”, você terá acesso a recursos limitados que não exigem permissão do administrador.

Os desenvolvedores do Windows sabem que a maioria de seus usuários não possuem grandes conhecimentos em PowerShell ou programação. Por isso, o primeiro comando recomendado é o “get-help”. Digite ou copie e cole o texto e aperte o enter. Se a base de ajuda não estiver atualizada, o PowerShell pedirá permissão para baixar a mais recente. Feito isso, é só esperar o final do download.

comandos de powershell

Ao digitar get-help example, a tela exibirá uma série de comandos possíveis. Se você inserir o comando get help [nome do comando], receberá um breve resumo explicando as funções do comando digitado. Veja um exemplo:

comandos de powershell

Se desejar limpar a tela depois de conferir a ajuda, digite o comando “Clear-Host”.

Comandos do PowerShell para fazer backup

Precisa fazer um backup do seu notebook? É possível realizar a tarefa de forma segura utilizando apenas comandos do PowerShell.

Primeiramente, vamos ensinar a fazer o backup dos drivers de sua máquina. Para isso, é só digitar “Export-WindowsDriver -Online -Destination C:\Drivers”. Uma pasta será criada na raiz do seu HD com todos os drivers do notebook, que podem ser salvos em um pendrive ou outra mídia externa sem problemas.

Você também pode fazer um backup da imagem do sistema. Essa espécie de backup faz uma cópia de tudo que há no computador: sistema operacional, programas, arquivos, drivers e tudo mais. É importante ressaltar que não é possível restaurar apenas partes do backup; é tudo ou nada!

Para realizar o backup da imagem do sistema, digite o comando “wbAdmin start backup -backupTarget:E: -include:C: -allCritical -quiet”. Nesse exemplo, o backup da unidade de armazenamento “C:” será realizado na unidade “E:”. Lembre-se de substituir as letras pelas unidades desejadas.

Comandos para aplicativos e programas

Todo mundo conhece a famosa lista “alterar ou remover programas”, presente a diversas versões do Windows. Porém, por diversos motivos, pode ser que algum programa não apareça nessa lista.

Existe um comando de PowerShell que resolverá esse problema. Copie e cole o seguinte comando no serviço:

Get-ItemProperty HKLM:\Software\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\* | Select-Object DisplayName, DisplayVersion | Sort-Object -Property DisplayName -Unique | Format-Table -AutoSize

O PowerShell carregará uma lista com todos os programas instalados em sua máquina.

Se desejar salvá-la, copie cole o seguinte comando:

Get-ItemProperty HKLM:\Software\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\* | Select-Object DisplayName, DisplayVersion | Sort-Object -Property DisplayName -Unique | Format-Table -AutoSize > “$env:userprofile\desktop\apps-instalados.txt”

Um arquivo do bloco de notas chamado “apps-instalados” será criado automaticamente em sua área de trabalho.

Quando você adquire um computador com Windows, perceberá que ele acompanha uma série de softwares nativos. Porém, nem todos são úteis ou sequer podem ser utilizados em sua máquina, normalmente por limitação de hardware. Mesmo não usando-os, eles estarão no PC ocupando espaço.

Graças a um comando do PowerShell, você pode facilmente desinstalá-los. Para listar os programas nativos, copie e cole o seguinte código:

Get-AppxPackage | Select Name, PackageFullName

Uma grande lista aparecerá em sua tela. Agora, copie e cole esse comando, substituindo o texto entre parênteses pelo nome completo do aplicativo a ser desinstalado.

Get-AppxPackage *SUBSTITUIR* | Remove-AppxPackage

comandos de powershell

O processo é rápido, demorando apenas alguns segundos para ser concluído.

Comando para checar uso de memória

Seu computador ficou lento? Pode ser que alguns processos estejam puxando muita memória. Para verificar quais são eles, existe um comando de PowerShell simples que lista os cinco processos que estão consumindo maior quantidade de memória.

Copie e cole o seguinte comando:

ps | sort –p ws | select –last 5

A lista com os processos será aberta automaticamente. Dê uma olhada e veja qual programa você pode encerrar para tentar deixar o PC mais leve. Muitas vezes, aplicativos em segundo plano acabam consumindo bastante memória.

Esses são alguns comandos simples, porém úteis, do PowerShell. Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba dicas todas as semanas!


0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *