Vale a pena colocar SSD no notebook? Conheça 5 vantagens da tecnologia

0 Flares 0 Flares ×

Se você está pensando em colocar SSD no notebook mas ainda não tem certeza se vale a pena, esse conteúdo foi feito para você. Uma das formas mais eficazes de armazenamento, conhecida também como unidade de estado sólido, está ficando cada dia mais acessível e poderosa, por isso vale a pena citar suas vantagens. Saiba quais são elas continuando a leitura!

1. É mais veloz que o HD

Essa é, com certeza, a vantagem mais clara do SSD. Atualmente, é comum encontrar modelos que atingem 2 mil megabytes por segundo sem dificuldade, enquanto os mais baratos alcançam 550MB/s.

Para exemplificar o quão grande é essa velocidade, vamos compará-lo ao HD. Os modelos de disco rígido mais utilizados hoje em dia atingem a velocidade de 150MB/s, sendo que os mais avançados chegam a 200MB/s. Ou seja, os HDs, normalmente, não chegam a um décimo da velocidade da unidade de estado sólido.

Outra tecnologia que vem ganhando espaço no mercado é o HD de alta velocidade. Esses modelos chegam até 450MB/s, mas ainda perdem para o SSD.

E como essa velocidade atinge o seu dia a dia? Simples: ao colocar  SSD no notebook, todas as tarefas ficam mais rápidas, de ligar o computador ao carregamento de programas.

2. SSDs são mais resistentes

Por mais que não seja tão comum, HDs podem dar problemas irreversíveis mais facilmente do que os SSDs. Por ser uma tecnologia mais sofisticada, a unidade de estado sólido está menos propensa a sofrer danos físicos.

Para exemplificar a durabilidade do SSD, a Kingston fez uma série de vídeos com diversos tipos de testes de resistência – desde prova de impacto até atropelar a peça. De todos os testes extravagantes, a unidade de estado sólido apenas não sobreviveu a ser atingido por um taco de golfe e por uma bola de boliche. Confira uma compilação da série:

Obviamente, não é recomendado reproduzir esses testes em casa.

Outro ponto em que o SSD se mostra mais resistente é a interferência magnética. Enquanto o fenômeno não afeta dispositivos com a tecnologia, ele pode até apagar todos os dados de um HD.

3. SSDs economizam energia

Ao colocar um SSD no notebook, sua bateria também agradecerá. Em comparação com discos rígidos, a tecnologia consome uma quantidade considerável de energia a menos.

Em uma comparação feita pelo portal Storage Review, o consumo médio de um HD é de seis a sete Watts, enquanto um SSD consome de dois a três. Na prática, essa diferença pode significar até meia hora de uso a mais.

Além do efeito na bateria, o consumo reduzido de energia também afeta o aquecimento do notebook. Ou seja, um notebook com SSD está menos propenso ao superaquecimento do que um com HD.

4. Qualidade, e não quantidade

Uma das característica que mais desanimam os usuários é a capacidade de armazenamento dos SSDs. Os modelos mais populares de SSD possuem menor capacidade do que HDs populares, e modelos com grande espaço podem possuir preços nada convidativos.

Porém, isso se deve ao fato de que o foco da tecnologia é na qualidade da transmissão e gravação de dados, e não na quantidade. Combinando essa característica com o momento em que vivemos, em que a maioria dos dados podem ser armazenados na nuvem, o SSD parece uma melhor solução.

Para contornar a escassez de espaço, muitos usuários utilizam tanto HD quanto SSD em seus notebooks. Nesses casos, o disco rígido ficaria com arquivos como fotos, vídeos e músicas, enquanto o SSD seria responsável por armazenar softwares e o sistema operacional.

colocar ssd no notebook
À esquerda, o HD; à direita, o SSD – Reprodução / macchu

5. Instalação rápida, versátil e fácil

Por serem dispositivos simples, colocar SSD no notebook é muito fácil: basta apenas conectá-los à máquina. Mesmo sem conhecimento profundo, o usuário é capaz de instalá-lo facilmente.

Caso não queira abrir mão de seu HD, uma solução é substituir o drive de DVD pela peça. Com ajuda de um adaptador SSD SATA, você substitui uma tecnologia raramente utilizada por uma que realmente irá te ajudar.

Ficou com vontade de colocar SSD no notebook? A ELG Screen conta com ótimas oportunidades para testar a tecnologia. Confira!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

2 thoughts to “Vale a pena colocar SSD no notebook? Conheça 5 vantagens da tecnologia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *