Skip to main content
black friday da informatica

Black Friday da informática: como aproveitar a data

0 Flares 0 Flares ×

É comum associar a Black Friday na informática com preços extremamente convidativos para o consumidor final. No Brasil, os e-commerces reinam na data: segundo a Ebit, o varejo online movimentou cerca R$ 2,6 bilhões na edição de 2018.

Porém, isso não quer dizer que sua assistência técnica não possa se beneficiar com a sexta-feira mais famosa de novembro. Confira, a seguir, algumas estratégias para aproveitar o dia especial de preços!

A importância da Black Friday para informática

Com origem nos Estados Unidos, a data ganhou projeção no Brasil, sendo reconhecida como uma ótima oportunidade para oferecer descontos diferenciados. 

No campo da informática, existe uma expectativa grande, uma vez que os produtos de tecnologia, por si só, já carregam uma depreciação de valores naturalmente, devido ao ritmo acelerado de renovação dos dispositivos.

Entre os fatores que podem explicar esse movimento, podemos colocar a corrida entre as fabricantes de processadores para computadores e celulares, que veem seus modelos sendo atualizados praticamente todos os anos.

Isso faz com que os produtos percam valor em um curto período de tempo, e aqueles lançados no começo do ano se tornem ótimos candidatos a ganhar bons descontos na Black Friday.

Banner para o e-book "Como atrair clientes para sua assistência técnica".

Por que usar a Black Friday para renovar o estoque da loja?

No ramo de assistências técnicas de informática, a data também pode ser vista como uma oportunidade, especialmente para a renovação do estoque de itens essenciais para os reparos.

Portanto, é válido ficar de olho em promoções de peças, acessórios e ferramentas, buscando aproveitar para pegar bons descontos, gerando uma economia que depois pode ser revertida em investimentos para o negócio.

Afinal, não são apenas as lojas com foco em consumidores finais que oferecem preços e condições tentadoras. Fornecedores, distribuidores e representantes também procuram vender mais na época.

Como a Black Friday acontece próxima ao Natal e das férias de verão, existe uma tendência de aumento na procura por serviços de reparo, pois este é um período em que as pessoas costumam avaliar e revisar seus aparelhos.

Nesse contexto, esperando um maior fluxo de pessoas, é vantajoso fazer compras na Black Friday para reforçar o estoque, prevenindo os serviços de fim de ano da dependência de novos pedidos de peças de reposição. Um conserto rápido pode fazer a diferença na satisfação dos clientes.

Componentes como telas, fontes e teclados são altamente procurados nas assistências. Por isso, é necessário manter um estoque organizado e pronto para o aumento de demanda.

Mesa com fonte, mouse e laptop.
Acessórios mais comuns, como fontes de alimentação, podem ser reforçados no estoque da loja, como uma preparação para a Black Friday.

Procura por fornecedores

Junto com a oportunidade de abastecer e renovar o estoque, a Black Friday da informática também é uma boa hora para buscar novos fornecedores, ou negociar condições com os parceiros atuais.

Tanto nesta como em outras épocas, é comum encontrar empresas que trabalham com descontos progressivos. Ou seja, os clientes recebem ofertas cada vez melhores, conforme aumentam a quantidade de um único pedido.

Os descontos progressivos podem ser oferecidos por número de unidades de um único produto, ou ao comprar diversos itens diferentes, montando kits. A primeira forma é a mais praticada por fornecedores e e-commerces voltados a assistências técnicas.

Cuidados com prazos de entrega

Promoções podem ser tentadoras, mas a escolha do fornecedor deve ir além disso. “Qual é o prazo de entrega que a empresa oferece?” é uma pergunta a se fazer antes da compra na Black Friday.

É preciso tomar cuidado com as condições de frete das lojas durante a data, que é conhecida como uma época em que os produtos podem demorar bem mais para chegar. Afinal, a demanda dos Correios e transportadoras é bem maior.

Condições especiais para empresas

A maioria dos e-commerces que atuam como fornecedores dão condições especiais ao fazer o cadastro com o seu CNPJ.

Além de promoções exclusivas para pessoas jurídicas, essa opção, em geral, também acompanha suporte para o pequeno empresário em todas as etapas da compra, inclusive com relacionamento pós-venda.

Banner para página de parcerias com revendedores

Pesquisa de preços

A melhor estratégia, para qualquer um que esteja interessado em aproveitar a Black Friday da informática da melhor forma possível, é monitorar os preços dos produtos com antecedência.

Ferramentas como Buscapé e Zoom podem ser utilizadas para rastrear o valor de produtos específicos, agregando várias lojas diferentes. Alguns sites também disponibilizam aplicativos próprios para agregar ofertas.

Outra estratégia é acompanhar as lojas nas redes sociais e se inscrever nas listas de e-mail, para garantir que nenhuma promoção passe despercebida. 

A pesquisa de preços com antecedência à época da Black Friday é essencial, para evitar golpes de empresas que inflam os valores do produtos dias antes, a fim de que os descontos pareçam maiores.

Além da sexta-feira, pode haver promoções também na segunda-feira seguinte, conhecida como Cyber Monday. Essa data começou a se popularizar no Brasil recentemente, com foco em produtos de informática.

Pessoa pesquisando preços de produtos em um laptop.
A pesquisa do histórico de preços é uma das melhores formas de preparação para a Black Friday.

Como aproveitar a Black Friday da informática

Além de renovar os estoques da loja, você também pode criar promoções para a Black Friday. Uma matéria do site da revista Istoé mostrou que as lojas físicas também começaram um movimento para seguir a rodada de descontos na data.

Dessa forma, uma assistência técnica também pode aproveitar a ocasião para disponibilizar descontos em determinados produtos e serviços.

Se o negócio, para além dos consertos, comercializa acessórios e outros itens relativos à área de informática, uma estratégia interessante é criar kits, que combinam o serviço de assistência com produtos relevantes para o cliente. 

Por exemplo, você pode oferecer um pacote incluindo formatação do PC com a compra de um HD externo, que já sairá da loja com o backup do computador do cliente. Ou, então, combinar a troca de um HD por um SSD, com o HD antigo entregue em um case personalizado e pronto para ser utilizado como memória extra.

A Black Friday da informática é positiva para os clientes, assistências e fornecedores. Como distribuidora de equipamentos para reparos e upgrades de notebooks, a ELGScreen está pronta para atender todas as necessidades da sua empresa.

Com muitos modelos de telas, fontes de alimentação, baterias e teclados compatíveis com as principais marcas do mercado, a empresa oferece vantagens e benefícios para revendedores cadastrados. Clique no banner e conheça os produtos da loja!

Banner para o site da ELGScreen.
0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *