Como usar corretamente as baterias de lítio

0 Flares 0 Flares ×

Hoje em dia, a maior parte, ou mesmo todos os aparelhos que dispõem de uma bateria, tais como notebooks, celulares, Gps, entre tantos outros, dispõem de uma bateria de lítio (Li-Ion).  Dessa forma, é de fundamental importância saber qual a forma correta de utilizar e manter sua bateria de Lítio. Vamos as dicas:

As baterias de lítio têm efeito de memória ou ficam “viciadas” ?

Não. Nas baterias de lítio, que não têm efeito de memória, ou na linguagem corrente, que não ficam “viciadas”, os cuidados são outros, cuidados esses que são completamente diferentes daqueles que tínhamos para com as baterias mais antigas, as baterias de níquel por exemplo, onde tinham que ser carregadas quando a sua carga estava no mínimo e não era aconselhável serem recarregadas quando tinham meia carga, etc. Por isso, se você costuma deixar sua bateria chegar ao limite de carga mínima para depois carregá-la de novo, pode estar prejudicando a vida útil de sua bateria. Este tipo de bateria pode, e deve, ser recarregada a qualquer altura. O ideal será recarregá-la quando esta entre 20 ou 30% da sua carga.

bat01

Retirar ou não a bateria do notebook quando este está ligado à corrente?

Outra dúvida muito comum entre usuários de notebook é se devemos ou não manter a bateria colocada no notebook quando este está conectado à corrente. Pois bem, a bateria nunca é sobrecarregada, pois quando atinge o seu nível máximo de carga deixa de receber corrente. Num uso moderado do notebook, ele não sofre super-aquecimento, e aí não é prejudicial manter a bateria no mesmo. Se estiver utilizando em jogos, softwares de imagem ou outros que façam com que o sistema exiga mais do processador, aumentando o seu  aquecimento, ou então se o equipamento estiver mal ventilado, o ideal será mesmo retirar a bateria. O calor excessivo na bateria, estando ela na sua carga máxima é o mais prejudicial para uma bateria de lítio. Evite “exigir” muito do notebook quando este estiver somente ligado com a bateria pois fará com que esta tenha uma descarga rápida, o que é também prejudicial.

Como conservar a bateria notebook em longos períodos de inatividade?

Quando houver a necessidade de deixar o notebook, ou qualquer outro aparelho que contenha uma bateria de íons de lítio desligado durante longos períodos de tempo, o ideal é deixar a bateria com cerca de 40% de carga e num local o menos úmido e menos quente possível (entre 10ºC e 23ºC).

Como fazer o carregamento correto nas baterias de lítio?

Como dissemos anteriormente, as baterias de lítio devem ser carregadas com carregamentos parciais, ou seja, devem ser carregadas quando estiverem a 20 ou 30% da sua carga e não quando estão totalmente descarregadas. As baterias dos notebooks têm um dispositivo que permite informar ao sistema que quantidade de carga elas ainda dispõem. Após várias cargas e descargas, este dispositivo pode ficar descalibrado, informando de forma incorreta a carga que a bateria verdadeiramente tem e desligando-o mesmo quando a bateria tem carga. Por isto mesmo, é aconselhável calibrar este dispositivo. A maneira correta de calibrar a bateria é a seguinte:

  • Carregar a bateria até o máximo durante cerca de 2 horas, com o notebook desligado.
  • Após isto, e com a fonte desconectada, faça uma descarga completa da bateria até o notebook entrar em modo de hibernação. Uma vez no modo de hibernação, deixá-lo neste modo durante pelo menos 5 horas.
  • Para terminar, faça uma carga até ao máximo, com o notebook desligado.

Esta carga e descarga total deve ser feita somente uma vez entre cada 30 a 40 carregamentos parciais (chama-se carregamento parcial quando se recarrega uma bateria que esta ainda tem 30 a 40% da sua carga).

objetivo-da-calibragem-da-bateria-do-notebook

Quando se deve fazer a substituição da bateria de lítio?

Façam-no apenas quando esta estiver mesmo no fim da sua vida e já não suportar mais cargas. Não guardar a bateria para futuras utilizações após a compra de uma nova bateria pois esta acabará por se degradar com o tempo de inutilização. Muita atenção à data de fabricação da bateria e se não for da marca original muito cuidado com as tensões (voltagem) e correntes da mesma (amperagem). A durabilidade média de uma bateria de lítio é de 3 anos de utilização moderada.

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *