Skip to main content
bateria não carrega

Bateria não carrega mesmo conectada: o que pode ser?

0 Flares 0 Flares ×

São comuns os casos em que o usuário se depara com a informação de bateria conectada mas sem carregar. Isso significa que, apesar de estar com uma bateria conectada ao notebook, a alimentação esta sendo feito exclusivamente pela fonte AC. Desplugando a fonte, a tendência é o notebook desligar. Mas o que fazer nos casos em que a bateria não carrega?

Calma, a gente te explica!

As causas para esta ocorrência podem ser provenientes de uma questão de configuração, ou então de hardware.

Problemas de configuração

Atualização da BIOS

O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.  A BIOS fica gravada em uma memória ROM, impedindo-a de ser desinstalada.

O BIOS pode apresentar algum problema, afetando a função de carregamento do dispositivo, que pode estar desconfigurada ou desatualizada. Para atualizar sistema é necessário acessar o suporte online da fabricante do seu notebook e baixar os arquivos necessários.

ATENÇÃO: Esta é uma operação de risco, podendo danificar permanentemente o notebook, e não deve ser efetuada por pessoas sem conhecimento técnico. Se este for o caso e você não estiver seguro, procure assistência de um técnico especializado.

Atualização dos  Controladores de Dispositivos (Drivers)

Um driver de dispositivo atua como um tradutor entre o dispositivo e as aplicações ou o sistema operacional. A bateira não carrega? A causa pode ser um driver desatualizado, apesar do notebook estar conectado a energia. Você pode verificar se há atualizações de drivers de seu notebook através do Windows Update, acessando o Painel de Controle de seu notebook.

Windows Update

Atualização recente do Windows

Caso seu notebook tenha passado alguma atualização  recente, a causa pode estar em uma falha na atualização do service pack. Caso tenha criado um Ponto de Restauração, como aconselhado antes de efetuar atualizações no computador, você pode tentar retornar ao ponto de restauração criado anteriormente e verificar se o problema com a bateria cessa.

Caso seja esse o problema, busque auxílio para efetuar a atualização novamente, evitando a falha.

Problemas de Hardware

Mal contato entre a bateria e notebook

Verifique se não há nenhum tipo de sujeira, ou algo que possa interferir no contato da bateria e do notebook.  Muitas vezes, o problema é resolvido apenas retirando e colocando a bateria novamente.

Fonte do Notebook com defeito

Se a bateria não carrega, outra possibilidade é que o defeito seja na fonte de alimentação de energia do notebook. Verifique se não nenhuma avaria nos fios e se o led esta acendendo (a maioria das fontes tem um led indicativo de funcionamento). As vezes, apesar de estar com algum problema, o notebook reconhece que a fonte esta conectada, e então a mensagem “conectada, mas não carregando” pode ser exibida.

Resíduo de energia acumulada no notebook

Pequenas frações de carga elétrica ficam acumuladas em seu notebook com o tempo de uso.  Essas “porções de energia” podem ocasionar o mal funcionamento do sistema de energia, pois causam oscilação na corrente de distribuição.

Para corrigir esse problema é simples: basta retirar a bateria do notebook, retirar a fonte de alimentação de energia, e então apertar, por 1 minuto aproximadamente, o botão power do notebook. Dessa forma, caso haja energia acumulada no sistema, ela será dissipada. Então, basta religar a fonte e a bateria e efetuar o teste pra ver se o problema foi resolvido.

Bateria com células descalibradas

As baterias são compostas por células que acumulam a energia.  Com o passar do tempo, a energia dessas células, vai se “desregulando”.  E, quando as células desreguladas, um dos problemas apresentados pode ser que a bateria não carrega, por exemplo.

objetivo-da-calibragem-da-bateria-do-notebook

 

A maneira correta de calibrar a bateria é a seguinte:

  • Carregar a bateria até o máximo durante cerca de 2 horas, com o notebook desligado.
  • Após isto, e com a fonte desconectada, faça uma descarga completa da bateria até o notebook entrar em modo de hibernação. Uma vez no modo de hibernação, deixá-lo neste modo durante pelo menos 5 horas.
  • Para terminar, faça uma carga até ao máximo, com o notebook desligado.

Esta carga e descarga total deve ser feita somente uma vez entre cada 30 a 40 carregamentos parciais (chama-se carregamento parcial quando se recarrega uma bateria que esta ainda tem 30 a 40% da sua carga).

Substituição da Bateria

Se após tentar as soluções acima, ainda assim sua bateria não carrega, pode ser necessária a sua substituição. A durabilidade média de uma bateria de lítio é de 2 anos de utilização moderada ou, em média, de 200 a 300 ciclos, dependendo de sua capacidade.

confira-os-modelos-de-baterias

 

 

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

7 thoughts to “Bateria não carrega mesmo conectada: o que pode ser?”

  1. Olá bom dia, se alguém puder me ajudar agradeço.
    Estou com um notebook Acer X550C
    Não carregava a bateria e nem segurava, pedi uma nova bateria chegou ontem. O Notebook ligou só na bateria por pouco tempo e desligou, e voltou o mesmo problema com a bateria anterior. Clicando em em cima do ícone de bateria do lado direito do monitor, informa que está carregando mais não saí de 0%. O que pode ser?
    Grato pela atenção

  2. boa tarde comprei uma bateria com vcs que chegou no 3 de junho de 2018 a mesma não esta carregando aparece a seguinte frase 29% disponivel (conectada,mas sem carregar) como faço para esta trocando o produto?

    1. Daniele, bom dia. Obrigado pelo contato. Antes de iniciarmos o procedimento de troca, gostaria de solicitar que, se possível, você verifique se o carregador de seu notebook está funcionando corretamente. É muito comum o usuário acreditar que está tendo um problema com a bateria, quando na verdade o problema está na fonte de energia. Caso a fonte apresente algum defeito, ela pode não carregar corretamente a bateria. Casos como o seu são comuns e na grande maioria das vezes o problema está na fonte. Se este for o caso, podemos efetuar a troca da bateria por uma fonte, se estiver disponível em nosso estoque a fonte compatível com o seu notebook. Sendo assim, peço que faça esse teste e então, após se certificar onde está o problema, acesse http://www.elgscreen.com/rma para iniciarmos o procedimento de troca, seja da bateria, ou da fonte, se ficar comprovado o problema nela. Qualquer dúvida estamos a sua disposição através de nossos canais de atendimento. Att. Equipe ELGScreen

  3. Tenho notebook asus que não carrega bateria. Foi trocada bateria carregou bem umas três vezes, agora não carrega mais. Bateria elgscreen fiz todo procedimento informado site mas não resolve.

    1. Olá Egon. Sinto pelo ocorrido. Por favor, vou lhe solicitar que preencha nosso formulário de RMA para que possamos providenciar a troca de sua bateria. Uma vez preenchido o formulário nosso departamento de RMA entrará em contato com o senhor para resolver o caso o mais breve possível. Fique tranquilo, garantimos a troca em caso de defeito! Qualquer dúvida estamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen

  4. Fiz todos os procedimentos que forma expostos para orientação aqui na oficina e não resolveu, então pergunto como faço pra fazer a troca da bateria.

    1. Djalma bom dia. Obrigado pelo contato. Pelo que entendi, o senhor efetuou a compra conosco e, mesmo tendo efetuado os procedimentos o notebook continua informando “conectada mas não carregando”, correto? Sendo este o caso, peço por favor que o senhor entre em contato com nossa central de RMA para que possamos solucionar o caso. Uma vez preenchido o formulário entraremos em contato com o senhor o mais breve possível. Procure passar as informações de forma o mais detalhada possível, dessa forma aceleramos o processo para a resolução do caso, ok? Agradecemos a preferência e confiança. Att. Equipe ELGScreen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *