Bateria não carrega até 100%: o que fazer?

0 Flares 0 Flares ×

São comuns os relatos de usuários procurando uma solução ao repararem que a bateria de seu notebook parou de carregar antes de atingir 100% da carga.   A porcentagem em que o carregamento para varia, porém, o motivo normalmente é o mesmo.

Esse é o seu caso?  Pois saiba então que seu notebook, provavelmente, não está com um problema.

Antes de mais nada, vamos a algumas informações importantes para o entendimento deste processo sobre as baterias.

As baterias de notebook tem um tempo de vida útil, medidos em ciclos. Em média a vida útil de uma bateria é de 200 a 300 ciclos, podendo ser mais, dependendo de sua capacidade de carga.

Um ciclo é contado a cada vez que a carga da bateria é 100% consumida, independente se a carga foi consumida em uma única utilização, ou parcialmente descarregada.

Opções de Energia

A maioria dos fabricantes de notebooks disponibilizam em seus produtos um software para gerenciamento de energia. Estes softwares permitem que o usuário escolha entre diferentes “planos de energia” de acordo com a sua utilização, aumentando o desempenho do notebook, economizando energia da bateria, evitando um superaquecimento, entre outras funções do software.

Para que a vida útil da bateria perdure por mais tempo, quando selecionado o modo de economia de energia, estes softwares de gerenciamento de energia impedem o carregamento até 100% quando conectada à rede de energia, impedindo também um possível superaquecimento, o que também diminui a duração da bateria . As baterias duram menos se ficarem o tempo todo carregadas em 100%. O ideal é que elas fiquem entre 50 a 85% da carga. Por isso, quando a carga da bateria atinge o nível configurado, ela para de carregar, e a mensagem é visualizada.

Ou seja. Nestes casos, não há nenhum problema com o notebook, e sim uma solução.

Caso queira desabilitar a função (o que não é recomendado, visto que a ideia é realmente poupar a vida útil da bateria com o software em uso), basta clicar com o botão direito sobre o ícone da bateria, selecionar opções de energia, e então selecionar Economia de Energia.

Em alguns casos, principalmente se o notebook passou por alguma formatação recente, é necessário re-instalar o software de gerenciamento. Para tal, basta acessar o site do fabricante e procurar o software para download, fazendo a sua instalação e setup em seguida.

Gerenciando os planos de energia através da BIOS

Em alguns casos, os usuários não conseguem alterar o plano de energia do sistema através do Windows. Nesses casos, uma segunda opçãoé fazer  gerenciamento através da BIOS. Veja os passos abaixo para tal:

1º – Para acessar o Setup do computador, pressione ESC, F2 ou F10 quando o mesmo é ligado aparecerá uma mensagem semelhante a esta:

3589-setup

2º – No painel de opções da BIOS selecione Power Management Setup.

Aqui você poderá configurar opções de modos de economia de energia. Estas opções podem ser feitas pelo Windows em “Painel de Controle/Gerenciamento de Energia” e por isso usualmente não há necessidade de alterar as configurações no próprio Setup.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

 

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *