Skip to main content
Imagem de uma base para notebook com cooler.

Análise: base para notebook com cooler funciona?

0 Flares 0 Flares ×

Um notebook que esquenta demais é um problema sério que pode atrapalhar bastante, principalmente no uso prolongado do equipamento, durante digitação ou quando o aparelho está apoiado no colo do usuário – aliás, evite utilizar o laptop dessa forma!

Nesse contexto, uma série de acessórios populares entra em cena. A seguir, vamos discutir se uma base para notebook com cooler realmente funciona, um dos cuidados com notebook mais fáceis e baratos de implementar.

Além disso, listamos alguns dos principais pontos positivos e negativos em utilizar esse tipo de periférico. Confira!

Estrutura da base para notebook

O objetivo principal desse acessório é diminuir a temperatura de operação do laptop. Como já mostramos em outros artigos do blog, um computador que apresenta superaquecimento pode desencadear problemas na performance e afetar vida útil do notebook.

Dessa forma, a estrutura básica consiste em um suporte do tamanho do laptop, equipado com ventoinhas (fans), geralmente energizadas via porta USB – a quantidade pode variar, dependendo do modelo. O material desse acessório costuma ser plástico, com uma superfície perfurada para auxiliar na passagem do ar.

Banner para o e-book "Como atrair clientes para sua assistência técnica".

Por mais que o nome comum seja “base com cooler”, é preciso esclarecer que os efeitos causados por esse acessório são resultados diretos das fans. Uma vez que não há contato direto com as peças internas, ou a presença de dissipadores de calor, a refrigeração acontece apenas pela circulação de ar. 

Vantagens de refrigeração

As ventoinhas atuam removendo o calor gerado pelo equipamento com eficiência, pois possuem um tamanho maior do que o sistema de coolers internos de um notebook. Outra vantagem é a própria estrutura da base, que acaba elevando o computador e impedindo que ele fique em contato direto com a superfície da mesa, por exemplo.

Melhorando a capacidade de refrigeração do laptop, o usuário evita o famoso problema de thermal throttling, ou “estrangulamento térmico”, que acontece quando a CPU diminui seu poder de processamento para evitar o superaquecimento e danificação de suas peças.

Por fim, como a base funciona com um simples cabo USB, a portabilidade do notebook não é afetada de forma grave, exigindo do usuário apenas um pouco mais de espaço dentro da mochila.

Detalhe de um cooler interno de notebook.
O sistema de coolers internos de um notebook possui capacidade reduzida pelo tamanho.

Pontos negativos

Falando das desvantagens desse acessório, talvez a principal delas esteja relacionada à regulagem das ventoinhas. Em coolers para notebook convencionais, a velocidade – e, consequentemente, o barulho – das fans é dinâmica, mudando de acordo com a carga de processamento.

Dessa forma, para tarefas leves, a rotação permanece em níveis mínimos, sendo quase imperceptível aos ouvidos. Em contrapartida, sob alta demanda do processador, as ventoinhas giram mais rapidamente, a fim de aumentar o fluxo de ar.

É por causa disso que, em certos momentos, o barulho que sai do sistema de refrigeração do notebook fica mais evidente. Para a maioria das bases, porém, esse tipo de regulagem não é possível, o que causa um aumento inevitável no ruído do ambiente.

Banner para a página de download da planilha de acompanhamento de serviços e cadastro de clientes.

A segunda principal desvantagem é a perda de uma porta USB, que acaba comprometida com a conexão do acessório. Dependendo da quantidade total disponível, o problema aumenta, principalmente quando mais periféricos são utilizados com frequência, como mouses e teclados USB, pen drives, caixas de som externas, entre outros.

Por fim, decidir sobre a compra de uma base para notebook com cooler vai depender de cada situação e caso de uso, nos quais algumas vantagens ou desvantagens acabam sendo mais decisivas para o usuário.

Para aparelhos mais antigos, a melhoria na refrigeração pode significar um aumento considerável na vida útil, além de fazer com que o processador opere de forma mais tranquila, diminuindo os riscos com thermal throttling. No entanto, se um ambiente silencioso for mais importante, juntamente com a disponibilidade máxima de conexões USB, o acessório não é a opção mais adequada.

Esse artigo foi útil para você? Não deixe de assinar a newsletter do blog da ELGScreen, preenchendo o formulário abaixo para começar a receber todos os textos, diretamente por e-mail!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *