assistência técnica de informática

Como montar e gerir uma assistência técnica de informática

0 Flares 0 Flares ×

O segmento  de assistência técnica de informática tem se desenvolvido cada vez mais ao oferecer alternativas para a troca de equipamentos, realizando a manutenção de aparelhos. Com características próprias e comuns independente da complexidade do reparo técnico, é preciso se preparar de forma adequada para gerir este negócio.

Existem duas categorias de assistências técnicas: aquelas que a cada reparo geram uma receita para o negócio e as que forem prestadas como serviço de garantia, dentro do direito dos consumidores.

Montar uma assistência técnica por garantia dos serviços exige uma boa análise do quanto poderá ser investido e dos benefícios para a credibilidade dos clientes e retorno para novas compras. Os serviços devem atender as expectativas e direitos dos clientes da mesma forma que o rentável.

Empresas que atuam no segmento de assistência técnica precisam de sistemas que lhes permitam controlar com eficiência os pedidos, sob pena de perderem credibilidade junto a seus clientes ou perderem receitas indevidamente.

O primeiro passo para controlar e gerenciar os serviços de manutenção de uma empresa de assistência técnica é saber detalhadamente quais novos serviços entraram na listagem e quais serviços ainda estão pendentes de atendimento. Para isso, é preciso ter alguém ou uma equipe responsável por registrar cada pedido e acompanhar o andamento dos serviços de acordo com o porte do local.

No momento de registrar um novo serviço, é preciso anotar os seguintes itens:

  • Quem é o cliente?
  • Quem é o solicitante?
  • Qual é o motivo do chamado?
  • Qual a data e hora de agendamento?
  • Quem fará o atendimento?
  • Será necessário orçamento?

Estas são as informações mínimas necessárias para que o atendimento seja realizado da forma correta, dentro dos prazos e condições. Na assistência técnica, é possível oferecer dois tipos de atendimento:

Manutenção Externa: onde o técnico faz uma visita ao cliente e realiza a manutenção do equipamento, trocando peças ou fazendo algum outro tipo de serviço de reparo na localidade.

Manutenção em Laboratório de Reparos: onde é necessário ter uma estrutura pronta para fazer a manutenção do equipamento dentro do laboratório de reparos.

Independente do tipo do atendimento, é necessário que exista uma equipe treinada e especializada em todos os serviços que serão oferecidos e um estoque disponível de peças para os principais reparos requisitados.

Além disso, é preciso ter o acompanhamento diário da lista de serviços de manutenção pendentes, para que possa ser planejado o atendimento de cada serviço em tempo hábil, assim como da lista de serviços de manutenção realizados, para que possa ser contabilizado quais peças foram trocadas no atendimento, quais serviços foram realizados e o valor a ser cobrado no final dos atendimentos.

Tenha sempre um controle de garantia para as peças trocadas e crie relatórios dos fornecedores e peças encomendadas no estoque para não atrasar prazos de entrega de serviços ou confundir orçamentos.

Precisa montar o estoque para a melhor gestão de sua assistência técnica? Acesse o site da ELGScreen aqui e conheça as condições especiais para revendas ou assistências técnicas de informática cadastradas.

 


0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *