antivirus pago vale a pena

Antivírus pago vale a pena? Confira os prós e contras

0 Flares 0 Flares ×

Hoje em dia, é impossível navegar pela Internet de forma segura sem o uso de um antivírus de qualidade. Desde malwares que se acoplam a arquivos baixados até vírus que contaminam ao, simplesmente, abrir um e-mail, é necessário proteger sua máquina e seus dados contra essas ameaças.

A grosso modo, você pode adquirir sua proteção de duas formas: usando um antivírus pago ou gratuito. Atualmente, as versões gratuitas são bem eficientes. Ainda assim, um antivírus pago vale a pena?

Para te ajudar a tomar essa decisão, separamos algumas dicas. Continue a leitura para conferir!

Antivírus pago ou gratuito: principais diferenças

As diferenças entre antivírus pago e gratuito vão além do preço. As versões premium, como normalmente são chamadas as que são pagas, contam com funções extras.

Para deixar mais claro, vamos comparar os planos da Avast, que oferece tanto uma versão gratuita quanto duas pagas.

O antivírus da Avast, um dos mais usados do mundo, possui três diferentes versões: essencial, avançada e completa.

Essencial

A versão conta com serviço de bloqueio de vírus e outros malwares, assim como proteção de senhas e verificação de pontos fracos em sua rede WiFi.

Avançada

A chamada Internet Security oferece os mesmos recursos, evita e-commerces de pouca confiança, permite executar programas baixados em segurança, para verificar a existência de vírus, e bloqueia spams e tentativa de phishing. Além disso, o firewall é mais robusto e a camada contra ransomware é fortificada.

Premier

A versão mais completa do antivírus possui os mesmos recursos da versão avançada e mais alguns extras. São eles: destruição permanente de arquivos confidenciais, definidos pelo usuário, bloqueio de espionagem via webcam e atualização de aplicativos de forma rotineira.

Além do Avast, existem outras opções no mercado muito bem avaliadas.  O mais famoso entre eles é o Kaspersky, considerado por muitos o melhor antivírus disponível no mercado atualmente. Ele possui três versões diferentes pagas e uma gratuita, cada uma com mais recursos que a anterior.

De forma resumida, as versões pagas são mais robustas, oferecendo maior segurança em diversas frentes. Porém, isso não quer dizer que os antivírus gratuitos sejam ruins ou ineficientes: seu trabalho principal, que é de bloquear o download e execução de vírus e outros malwares, continua intacta.

Quando comprar um antivírus pago vale a pena?

Em alguns antivírus pagos, o pacote básico não difere muito do que é oferecido por opções gratuitas, então é comum se perguntar se um antivírus pago ( no pacote básico) vale a pena.

Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta. Tudo depende do seu uso, seu conhecimento de informática e segurança e também da sua necessidade.

Os antivírus pagos contam com um número maior de atualizações, adicionando milhares de novos vírus identificados a cada dia. As proteções na Internet chamam a atenção de muitos, visto que é de onde a maior parte dos problemas relacionados à segurança digital surgem.

O que faz os antivírus pagos valerem a pena são as camadas extras de proteção. Se você julga que isso não é necessário para você, ou ainda não costuma acessar dados bancários e outras informações sensíveis em seu PC, ficar com a versão gratuita é mais recomendado. Porém, se costuma fazer muitas transações online, de compras com cartão de crédito a acesso ao internet banking, talvez seja melhor considerar uma opção mais avançada.

Gostou de nossas dicas? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos todas as semanas em seu e-mail!


0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

2 thoughts to “Antivírus pago vale a pena? Confira os prós e contras”

  1. Só uma pequena correção, o Kaspersky tem versão gratuita sim. Eu uso, inclusive. Acho até mais interessante que o Avast.

    1. Bom dia Renato. Obrigado pelo contato. Sem dúvida, existe sim, mas acredito que houve algum engano, mas já foi efetuada a correção no texto. Agradecemos sua atenção e nos colocamos a disposição. Att. Equipe ELGScreen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *