Skip to main content
Mesa de trabalho organizada.

Gestão de assistências técnicas: como aplicar o 5S nas empresas

0 Flares 0 Flares ×

O ambiente de trabalho de uma empresa de informática pode acabar acumulando muitos materiais, desde as ferramentas e peças utilizadas nos consertos até os computadores e outros equipamentos da parte administrativa. Dessa forma, uma desorganização pode ocasionar perdas de desempenho, pois dificulta a localização de materiais e atrasa os atendimentos.

Para tratar desse problema, existe uma série de técnicas que podem ser aplicadas na gestão de assistências técnicas. Entre elas, está a dos cinco sensos (5S). Essa é uma filosofia japonesa, que consiste em cinco palavras, cada uma simbolizando uma atitude, com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho por meio da redução de desperdícios. Continue a leitura para saber como aplicar a metodologia!

Senso de utilização (SEIRI)

O primeiro passo para a aplicação dessa técnica é o SEIRI — traduzido, do japonês, como senso de utilização. Nessa etapa, faz-se a classificação de todos os objetos presentes no ambiente de trabalho.

Esses materiais devem ser categorizados de acordo com a frequência de uso. Ao final, espera-se ter eliminado os objetos que não possuem utilidade real, além de obter uma lista dos que são mais utilizados.

Em uma assistência técnica de informática, um modo prático de executar esse senso é utilizar três caixas grandes, ordenadas segundo a frequência de uso:

  • Raramente utilizados
  • Utilizados de vez em quando
  • Sempre úteis

Os objetos, então, são separados e distribuídos entre essas caixas. Ao final, os materiais na caixa raramente utilizados podem ser descartados, de acordo com a decisão da equipe.

Senso de ordenação (SEITON)

A próxima etapa na aplicação do 5S nas empresas é o SEITON — senso de ordenação. Nessa fase, o objetivo principal é organizar o local de trabalho, deixando mais próximos os objetos que forem mais úteis.

Isso faz com que o acesso aos materiais seja facilitado. Além disso, os objetos menos utilizados podem ser guardados em locais mais distantes, buscando manter o ambiente livre de distrações, da melhor forma possível.

Senso de limpeza (SEISO)

O terceiro item que compõe o 5S é o SEISO, ou senso de limpeza, que possui o objetivo de proporcionar um ambiente de trabalho limpo. Nessa etapa, os focos de produção de lixo são investigados, analisados e corrigidos.

Ambiente empresarial organizado.
Um ambiente limpo e organizado reflete na produtividade e qualidade do trabalho.

Uma vez que o local esteja livre de sujeiras, é necessário estabelecer rotinas para manter o nível de limpeza, todos os dias. Dessa forma, a solução do SEISO permanece funcionando por um longo tempo.

Senso de saúde/padronização (SEIKETSU)

O SEIKETSU — senso de padronização —, quarta fase da aplicação do 5S nas empresas, diz respeito ao processo de padronizar a gestão de tudo o que foi feito até o momento, para que as ações possuam longevidade.

Nessa fase, os lugares reservados para cada tipo de objeto podem receber identificação por etiquetas: gavetas, regiões específicas das mesas de trabalho, armários, entre outros.

Banner para e-book: Como atrair clientes para sua assistência técnica.

A preocupação em padronizar o local desses objetos ocorre com a finalidade de manter essa organização por mais tempo, refletindo no ambiente da empresa.

Senso de disciplina (SHITSUKE)

A última fase é o SHITSUKE, ou senso de disciplina, um dos fatores essenciais para o sucesso da técnica do 5S nas empresas. Nessa etapa, todos precisam se comprometer a manter o que foi alcançado nos outros sensos.

Esse comprometimento deve alcançar também os donos e gestores. A disciplina, quando propagada como cultura, garante que os progressos se mantenham firmes e a empresa alcance um padrão de organização.

A técnica dos cinco sensos pode ser aplicada em qualquer empresa que possua um ambiente de trabalho carregado de objetos e carente de organização, inclusive nas assistências técnicas. A ideia é que esses passos sejam aplicados constantemente, buscando melhorias contínuas.

Assine a nossa newsletter para continuar recebendo conteúdos sobre tecnologia e gestão de empresas, toda semana, diretamente em seu e-mail!

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

ELGSCREEN

A ELGScreen é uma loja online, presente no mercado desde 2008, especializada na venda de telas para notebook, com diversas opções de modelos. O e-commerce possui ainda teclados, baterias, fontes e outras peças para notebook. A ELGScreen oferece condições especiais de preço e pagamento para revendedores. Confira nossas condições especiais acessando elgscreen.com

2 thoughts to “Gestão de assistências técnicas: como aplicar o 5S nas empresas”

  1. Olá tenho um Notebook Sempe Toshiba iS 1418 a tela do cristal liquido derramou tudo na tela e gostaria de saber se eu encontro uma igual eu agradeço

    1. DOuglas, bom dia. Obrigado pelo contato. Infelizmente não foi possível localizar a tela do seu notebook com o modelo informado. você consegue verificar o part number da tela pra nos enviar? Normalmente ele fica no verso da tela, retirando a moldura do notebook, vc tem acesso a tela. Então, na parte de trás dela, há uma etiqueta que indica o partnumber da mesma. Se conseguir nos informar consigo te ajudar a encontrar a tela correta para o seu notebook. Aguardamos o seu retorno. Att. Equipe ELGScreen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *